PHC

Director: Lázaro Manhiça

O GOVERNO convida aos empresários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a investir em diferentes áreas no mercado moçambicano, com foco para os sectores que acrescentam valor à economia nacional.

Intervindo ontem, segundo dia da primeira cimeira de negócios da Confederação Empresarial da CPLP, que decorre desde quarta-feira em Malabo, Guiné Equatorial, o director nacional de Apoio ao Desenvolvimento do Sector Privado, Mateus Matusse, afirmou que, na óptica do Governo, somente o investimento no processamento de produtos, transferência de tecnologia e aumento do emprego poderá garantir o equilíbrio da balança comercial do país.

Num painel que debateu o tema “Investir na CPLP – Linhas de Financiamento”, Matusse, que falava em representação do Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, afirmou que a expectativa de Moçambique é que a cimeira de Malabo contribua com ideias construtivas para flexibilizar o fluxo das trocas comerciais e dinamizar parcerias que possam acelerar os investimentos entre os países da comunidade”.

Segundo ele, para facilitar a realização de investimentos no nosso país, o Governo moçambicanoestá a realizar profundas reformas legais que culminarão com uma melhoria do ambiente para o desenvolvimento do sector privado nacional, principal parceiro do Executivo e gerador de emprego na economia.

“Algumas das profundas reformas em curso incluem a revisão da Lei de Investimentos, o Código Comercial, Lei do Trabalho, Lei Portuária e a Lei de Electricidade. São prioridades que estão alinhadas com as iniciativas da CPLP, destacando-se nestas a agricultura, indústria, transformação alimentar, turismo e hotelaria”, frisou. 

Mateus Mausse garantiu ainda que, apesar da pandemia daCovid-19, o Governo moçambicano tem continuado a verificar iniciativas de investimento no país. A título de exemplo, no primeiro trimestre do ano em curso,o país aprovou projectos no valor total de 206 milhões de dólares norte-americanos, susceptíveis de criar 3066 postos de emprego.

(ABIBO ALY, EM MALABO)

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction