O Conselho de Ministro apreciou e aprovou, ontem, na sua 26ª sessão ordinária, o programa de reconstrução pós-ciclones Idai e Kenneth (PREPOC), e apreciou o ponto de situação das actividades do Gabinete de Reconstrução recentemente estabelecido com o objectivo de criar e gerir condições para a operacionalização da reedificação.

Uma das primeiras actividades deste gabinete foi a triagem das necessidades e posterior organização de uma conferência internacional de investidores, para a angariação de fundos para a reconstrução das áreas afectadas.

Os ciclones Idai e Kenneth atingiram a zona norte de Inhambane, as quatro províncias do Centro do país (Manica, Sofala, Tete e Zambézia), e ainda Nampula e Cabo Delgado, no norte do país.

Dezenas de representantes do sector empresarial nacional e internacional atenderam à conferência de doadores, realizada na cidade da Beira. O levantamento de necessidades feito pelo Gabinete, fixava em 3,2 biliões de dólares norte-americanos o valor necessário para a reconstrução, mas os parceiros presentes na conferência asseguraram apenas a disponibilização de 1,2 biliões de dólares.

Ainda na sessão de ontem, o Governo apreciou e aprovou o balanço do Plano Económico e Social (PES), e o relatório de execução do Orçamento Geral do Estado, referente ao primeiro semestre do ano em curso, para submeter à Assembleia da República.

O Conselho de Ministros concluiu que o desempenho do PES foi condicionado por factores climáticos adversos, incluído restrições orçamentais que ditaram a focalização nas acções de emergência e de reconstrução, em detrimento de acções de investimento inicialmente planificadas.

Quanto à execução do Orçamento do Estado do ano em curso, a receita situou-se em 42.78% e a despesa alcançou 39,1% da previsão anual. Para a cobertura do défice, o Estado teve que recorrer ao financiamento interno e externo, nos valores de 11.664,1 e 19.351,3 milhões de meticais, correspondentes a 60 % e 27,7%, respectivamente, soube o Notícias.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction