Director: Júlio Manjate

O SISTEMA de abastecimento de água às cidades de Maputo e Matola, condicionado desde a semana passada na sequência do rompimento da conduta adutora, vai hoje a ensaio de operação,após a conclusão da reposição da tubagem.

Até ao final da tarde de ontem, os empreiteiros da obra, a China Geo e a China Road and Bridge Corporation (CRBC), continuavam a montar os componentes da adutora, após a conclusão da betonagem da base e montagem de pórticos metálicos de suporte dos tubos.

A Vice-ministra das Obras Públicas, Habitação e Recurso Hídricos, Cecília Chamutota, que visitou as obras, garantiu que os trabalhos estão na fase derradeira e esforços estão a ser feitos para garantir que o abastecimento de água esteja normalizado a partir de amanhã.

“Os trabalhos estão a correr de acordo com o cronograma pré-estabelecido,que é de 10 dias. Já está concluída a instalação da superestrutura metálica de suporte à tubagem, estando em curso a montagem das condutas. Acreditamos que amanhã vão iniciar os ensaios e o restabelecimento da ligação a partir de quarta-feira”, disse.

Questionada sobre a turvação da água, Chamutota afirmou ser normal,tendo em conta o facto de a empresa Águasdas Região de Maputo (AdeM) estar a recorrer a fontes alternativas, mas garantiu que o recurso possui padrões recomendáveis para o consumo humano.

Chamutota recordou que a AdeM está a implementar, desde sexta-feira, um plano de distribuição de água às cidades de Maputo e Matola para minimizar os transtornos gerados pela avaria do sistema.

Ao abrigo do plano, foi operacionalizadoum“by pass”como objectivo de isolar a área de trabalho e maximizar o transporte de água de dois mil para cinco mil metros cúbicos por hora.

Com esse arranjo,os centros distribuidores passaram a disponibilizar água em dias alternados, contra a anterior situação de dois dias. Os bairros servidos pelos centros distribuidores da Maxaquene e Intaka estão a ter fornecimento diário e por períodos que variam entre seis e 13 horas.

Este reforço está a ser acompanhado pelo uso de camiões-cisterna nas zonas críticas das cidades de Maputo e Matola, onde já foram instalados 25 depósitos e fontanários móveis.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction