Director: Lázaro Manhiça

A pandemia da Covid-19 vai conduzir Moçambique e o mundo a uma crise de sobrevivência humana, com mais famílias a viver abaixo da linha da pobreza, numa situação em que um número considerável de crianças já vive sob risco de várias doenças, nomeadamente as diferentes formas de desnutrição.

O alerta é da Primeira-Dama, que ontem lançou, em Maputo, um movimento designado “Juntos Venceremos a Covid-19”.

Isaura Nyusi referiu-se, de modo particular, a casos de desnutrição aguda causada pela falta de uma dieta adequada e rica em nutrientes para as crianças e por falta de aleitamento materno.

“Também é para nós um grande desafio assegurar que todas as crianças tenham vacinação de rotina, de acordo com o programa alargado de vacinação, de modo a evitarmos a eclosão de novas epidemias. Para termos sucesso no combate a estas adversidades precisamos de unir esforços”, disse a esposa do Chefe do Estado.

Assente em cinco pilares, o movimento “Juntos Venceremos a Covid-19” tem em vista aumentar a consciência do público sobre a necessidade do cumprimento rigoroso das medidas de prevenção e combate da doença.

Os cinco pilares da iniciativa são o reforço da disseminação massiva e inclusiva das medidas preventivas por meio de todas as plataformas de comunicação social, com enfoque para as zonas mais longínquas; angariar produtos alimentares para garantir a cesta básica para as comunidades desfavorecidas; angariar material hospitalar e equipamento de protecção para os profissionais da linha da frente de resposta à Covid-19 e comunidades em risco; intensificar a vigilância estruturada para garantir a mitigação de casos de violência baseada no género e casamentos precoces e, por fim, proteger a saúde e o bem-estar geral da criança, mulher, idoso e pessoa com deficiência.

“Em meu nome próprio, e do Gabinete da Esposa do Presidente da República, quero convidar o empresariado nacional e internacional, as organizações governamentais e não-governamentais e pessoas de boa fé a se juntarem a este movimento, doando bens de diversa ordem a favor das camadas necessitadas vivendo em situação de vulnerabilidade, bem como às instituições que se encontram na linha da frente no combate a esta pandemia”, apelou.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction