Director: Lazaro Manhiça

Pelo menos cinco postos de vigilância activa foram instalados em cada província do país para auxiliar no controlo da propagação do novo coronavírus nas comunidades.

Com estes locais está a ser possível identificar mais focos de cadeias de transmissão do vírus através da identificação de pessoas que se fazem à unidade sanitária com sintomas sugestivos da Covid-19, ainda que ligeiros, tais como tosse e dificuldades de respirar.

Informação partilhada pela directora nacional de Saúde Pública indica um aumento de casos positivos para o SARS-CoV-2 em Moçambique, que conta actualmente com 213 episódios cumulativos, com o registo ontem de mais quatro pessoas infectadas, dos 240 testes realizados no laboratório de referência do Instituto Nacional de Saúde, na província de Maputo.

Actualizando os dados sobre a Covid-19 no país e no mundo, Rosa Marlene anotou que, dos novos casos diagnosticados, dois são da Zambézia (a penúltima província que entra nas estatísticas com casos positivos para o SARS-CoV-2) e igual número de Nampula.

Referiu que todos são moçambicanos, sendo três do sexo masculino e uma do sexo feminino, estando na faixa etária entre 15 e 34 anos de idade. Dois deles, segundo ela, apresentam-se com sintomas ligeiros a moderados e os restantes sem sintomatologia, estando todos a cumprir, assim, o isolamento domiciliário, enquanto se faz a busca dos seus contactos.

Um paciente está internado na província de Inhambane, Sul do país, cujo quadro clínico considera-se estável.

“Até hoje (ontem), em Moçambique foram testados cumulativamente 9036 casos suspeitos, sendo 240 nas últimas 24 horas.Dos novos suspeitos testados quatro revelaram-se positivos para a Covid-19.Assim, actualmente o nosso país conta com 213 casos positivos da Covid-19 registados, sendo 187 de transmissão local e 26 importados”, disse, enaltecendo 71 recuperados.

Segundo Rosa Marlene, as últimas amostras foram colhidas na cidade de Maputo (163), província de Maputo (68), Zambézia (7) e Nampula (2) e resultam da vigilância activa e do rastreio de rotina nas unidades sanitárias.

As estatísticas mostram que a província de Cabo Delgado lidera nos casos positivos, com 116 episódios (52 recuperados); seguindo a cidade de Maputo, com 43 casos (21 recuperados); província de Maputo, com 22 (cinco recuperados), Sofala, com 12, Nampula, com oito; Tete, Inhambane e Gaza com três casos cada; Zambézia dois e Manica com um caso positivo.

A província do Niassa é a única que não tem registo de qualquer caso positivo do SARS-CoV-2.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction