Director: Lázaro Manhiça

O COMBATE do HIV/Sida deve privilegiar uma abordagem multissectorial, na qual cada entidade tem de assumir a responsabilidade para que menos pessoas fiquem infectadas ou morram devido à doença e, deste modo, garantir-se o controlo da epidemia até 2030.

A orientação foi deixada pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, quando dirigia ontem, em Maputo, a I Sessão do Conselho Directivo do Conselho Nacional do Combate ao SIDA (CNCS).

No encontro, no qual qual foi feito o balanço do IV Plano Estratégico Nacional de Combate ao HIV/SIDA, Do Rosário destacou que de 2015 a 2019 o número de novas infecções por HIV baixou em 13 por cento ( de 150 mil para 130 mil) e o de mortos em 14 por cento (de 59 mil para 51 mil).

Mostrou preocupação em relação aos níveis de transmissão vertical de mãe para filho estimados em cerca de 14 por cento em 2019, significando esta cifra que em 100 bebés de mães seropositivas, 14 nascem infectadas por HIV.

“A nossa meta é chegarmos a 2030 com a epidemia do HIV/SIDA sob controlo. Por isso, todos nós devemos fazer a nossa parte. O nosso principal foco vai continuar a ser: evitar novas infecções, evitar mortes por Sida e evitar a transmissão do HIV de mãe para filho”, disse o PM. 

Na ocasião, Francisco Mbofana, secretário-executivo do CNCS, referiu que a tendência de decréscimo de novas infecções é mais notável nas províncias da Zambézia, Tete, Manica, Inhambane, Gaza, Maputo e na capital. Cabo Delgado e Sofala mostram-se estáveis, enquanto Nampula apresenta uma tendência de aumento.

Dada esta situação, segundo Mbofana, está-se a trabalhar para mobilizar mais recursos, quer internos, quer externos, para garantir a execução das acções de combate ao HIV/SIDA nas suas diversas dimensões, como a prevenção, cuidados e tratamento.

Falou, por exemplo, do pedido de financiamento ao Fundo Global de cerca de 545 milhões de dólares norte-americanos para cobrir o período de 1 de Janeiro de 2021 a 31 de Dezembro de 2023.

Estima-se que 2.2 milhões de pessoas vivam com o HIV em Moçambique, o que coloca o país entre as oito nações do mundo com um peso elevado da epidemia.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction