Director: Lázaro Manhiça

AS viagens dentro e fora do país e os convívios, quer entre amigos, quer entre familiares, atitudes comuns no mês de Dezembro, particularmente na quadra festiva, representam um risco elevado de infecções e propagação da Covid-19, o que pode fazer disparar novos casos e mortes no país.

O alerta é do Ministério da Saúde (MISAU), que chama atenção às famílias e à sociedade, em geral, para abdicarem de deslocações e ajuntamentos como forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus, que causa a Covid-19.

A Directora Nacional adjunta de Saúde Pública, Maria Benigna Matsinhe, e Sérgio Chicumbe, do Instituto Nacional de Saúde (INS), deixaram claro que em ambientes de convívio é extremamente difícil observar as medidas de prevenção da Covid-19, pois as pessoas tendem a ficar juntas, partilhar espaços e comidas, contrariamente ao que ocorre em ambientes de trabalho, onde é possível manter distância e usar máscara, para além de outras formas de conter a propagação da doença.

É tendo em conta esta realidade que os dois responsáveis, que falavam no briefing semanal de actualização sobre a doença, aconselharam os moçambicanos a mudarem radicalmente do estilo de vida de Dezembro.

Benigna Matsinhe falou até dos casos em que familiares com históricos diferentes, incluindo proveniências diversas, passam a noite juntos em casa de um deles durante os dias festivos de Dezembro, situações que se revelam perigosas neste momento da Covid-19.

O número de óbitos subiu para 126, com a morte, ontem, de mais dois pacientes que estavam hospitalizados na cidade de Maputo.     

Trata-se, segundo a directora nacional adjunta,de dois moçambicanos de 62 e 64 anos de idade. Estes perderam a vida na sequência do agravamento do seu estado de saúde durante o internamento em unidades hospitalares da cidade de Maputo.

Ainda ontem, foram anunciadas 72 novas infecções, detectadas em 914 amostras testadas entre domingo e ontem, o que faz com que o país some, cumulativamente, 15.109 casos positivos, dos quais 14.802 de transmissão local e 307 importados.

Entretanto, 78 pacientes foram declarados recuperados da Covid-19, elevando para 13.229o número de pessoas que se viram livres da doença.

Assim, o país conta com 1.750casos ainda activos, grande parte dos quais, 1.479, na cidade de Maputo, seguida da província (75) e Cabo Delgado, com 38.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction