O ANTIGO Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula Da Silva, recebeu sexta-feira, apesar de estar ausente fisicamente, o Prémio Nicolás Salmerón na categoria “Liberdade”, atribuído pela Fundação Internacional dos Direitos Humanos, com sede em Madrid. Num vídeo que foi exibido na sessão de entrega do prémio na capital espanhola, Lula da Silva agradeceu “do fundo do coração” a atribuição do galardão que considerou não ser apenas dele, mas também “de todas as pessoas que lutam” pela defesa dos direitos humanos, da liberdade, da democracia e do combate às injustiças. Na cerimónia, recebeu o galardão em nome de Lula da Silva, Luiz Marinha, ex-ministro do Trabalho e Emprego e ministro da Previdência Social no Governo do ex-presidente. A Fundação Internacional dos Direitos Humanos explicou que o prémio foi atribuido como resultado da “dignidade e do carácter respeitoso, pacífico e democrático com que (Lula da Silva) assume a perseguição política judicial a que foi sujeito, o que levou a longos períodos de detenção arbitrária”.
