O Gabinete de Reconstrução pós-Ciclones Idai e “Kenneth” vai gastar cerca de 12 milhões de meticais para realizar a conferência internacional de doadores.

O facto foi avançado ontem, em Maputo, pelo director executivo do Gabinete de Reconstrução pós-Ciclones Idai e Kenneth, Francisco Pereira, que falava durante a conferência de imprensa convocada para anunciar os preparativos da conferência internacional de doadores, a ter lugar de 31 de Maio a 01 de Junho próximo na cidade da Beira, capital da província central de Sofala.
No primeiro dia da conferência, além da manifestação da disponibilidade (ou indisponibilidade) dos doadores em apoiar o país, Pereira afirmou que deverá ser discutido o relatório do Gabinete de Reconstrução pós-Ciclones Idai e Kenneth.
No segundo e último dia vai decorrer o encontro de alto nível, a ser dirigido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no qual deverá se anunciar os compromissos dos parceiros de cooperação.
“Tudo está organizado. Em princípio, algumas coisas ainda estão a ser terminadas”, disse Pereira, destacando os resultados do encontro que manteve na manhã de hoje, em Maputo, com os parceiros de cooperação sedeados em Maputo.
“Há um certo entusiasmo que poderá trazer bons resultados para a conferência”, disse, citado pela AIM.
O Gabinete de Reconstrução pós-Ciclones Idai e Kenneth aponta a agricultura, indústria e comércio, turismo, transportes, energia, incluindo as infra-estruturas de saúde e educação como os sectores produtivos que merecerão destaque durante a conferência, que conta com mais de 700 convidados provenientes de organizações internacionais, parceiros de cooperação, sector privado, bem como de organizações da sociedade civil.
Após o evento, o Gabinete deverá elaborar um programa de cada sector produtivo e outros sectores transversais, de modo a facilitar o financiamento dos parceiros de cooperação.

Comments

A POLÍCIA de Trânsito (PT), na cidade da Beira, em coordenação com o Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER) e  o Conselho Autárquico local iniciaram, quarta-feira, uma operação contra condutores inabilitados para o transporte semicolectivo de passageiros, vulgo “chapas”. Leia mais

Comments

O CONSELHO Autárquico da Beira reconhece fragilidades na recolha e tratamento de resíduos sólidos na capital provincial de Sofala. Este posicionamento foi assumido, há dias, pelo respectivo presidente, Daviz Simango, falando numa reunião de planificação de reconstrução e resiliência. Leia maishttp://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Comments

QUATROCENTAS famílias do bairro de Chipangara, um dos mais afectados pelo ciclone tropical Idai, que atingiu a cidade da Beira a 14 de Março, receberam senhas para a compra de produtos alimentares, uma oferta da empresa Karpowership. Leia mais

Comments

Um total de 400 famílias do Bairro de Chipangara, na Beira, na província de Sofala, receberam vales de compras oferecidos pela Karpowership, que perfazem 700.000,00 meticais, segundo um comunicado a que o Notícias Online teve hoje acesso.

Esta acção de solidariedade beneficiou um total de 2.500 pessoas que vivem naquele bairro, um dos mais carenciados e mais atingidos pelo ciclone Idai,que em Março devastou a região centro do país.

A acção foi formalizada na Universidade UniZambeze, através da entrega de cabazes alimentares e vales de compras a dez famílias com maiores dificuldades, as primeiras a receber esta ajuda da Karpowership.

A iniciativa beneficiou famílias carenciadas, podendo desde já utilizar os vales de compras recebidos para adquirirem bens alimentares e de primeira necessidade num espaço comercial localizado nos arredoresdo bairro.

A Karpowership é o único proprietário, operador e construtor da primeira frota Powership (estação eléctrica flutuante) em todo o mundo e desempenha um papel activo em investimentos de médio elongo prazos,contando com mais de 2500 funcionários a nível global. Actualmente, a empresa possui e opera 20 Powerships com capacidade instalada que excede 3100 MW e 5000 MW em construção ou em projecto. A empresaestá operacional na Indonésia, Líbano, Moçambique, Gana e Serra Leoa.

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction