O Banco Mundial aprovou, sexta-feira, uma doação financeira da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), no valor de 75 milhões de dólares da sua Janela de Resposta a Crises (CRW), como financiamento adicional ao Projecto de Serviços de Água e Apoio Institucional II em implementação.

Um comunicado do Banco Mundial enviado à AIM refere que os fundos serão utilizados nos esforços de recuperação de emergência dos sistemas de abastecimento de água, em resultado dos danos causados pelos ciclones Idai e Kenneth nas cidades da Beira, Dondo, Tete, Moatize, Nampula, Quelimane, Mocuba e Nacala.
Os referidos investimentos poderão acrescentar mais 130 000 beneficiários do universo original de beneficiários do projecto.
“Os danos causados pelo recente ciclone Idai colocam uma grande pressão nos serviços de abastecimento de água existentes, deixando milhares de famílias sem abastecimento de água adequada, com impactos adversos na saúde pública”, observou Mark Lundell, director do Banco Mundial para Moçambique.
O projecto financiará a reconstrução de parte das infra-estruturas de abastecimento de água danificadas pelos ciclones Idai e Kenneth, incluindo a expansão e reabilitação de sistemas de captação e tratamento, reabilitação e expansão de redes e melhoramento dos sistemas de controlo de fugas.
Esses investimentos permitirão o fornecimento de serviços a um grande número de pessoas entre grupos vulneráveis nos grandes centros urbanos. Espera-se que essas actividades aumentem o abastecimento de água e a confiança no sector, bem como, a resiliência do país aos eventos climáticos extremos.
“Essas cidades foram duramente afectadas por fortes chuvas e inundações durante o ciclone Idai, danificando poços e partes da rede existente,” disse Lizmara Kirchner, especialista sénior em abastecimento de água e saneamento e líder da equipe no Banco Mundial para o projecto.
“O projecto reabilitará as infra-estruturas críticas danificadas pelo ciclone Idai e restaurará os serviços básicos de abastecimento de água nas áreas afectadas”, acrescentou.
O financiamento adicional ajudará também a alavancar os recursos adicionais para financiar os investimentos planificados de abastecimento de água na cidade de Nacala, província de Nampula., para lém de cobrir 50 por cento dos custos de investimento do projecto, adicionados a outros 50 por cento a serem financiados pelo governo da Holanda, através do seu programa DRIVE.
O projecto faz parte do pacote regional mais amplo de recuperação pós-ciclone do Banco Mundial, que compreende um conjunto de operações de cerca de 700 milhões de dólares em recursos da IDA - incluindo até 545 milhões de dólares do CRW da IDA - para apoiar a resposta aos ciclones no Malawi, Moçambique e Zimbabwe.
Criada em 1960, a IDA ajuda os países mais pobres do mundo disponibilizando doações e empréstimos com baixos ou sem taxas de juro para projectos e programas  que impulsionam o crescimento económico, reduzem a pobreza e melhoram a vida das pessoas pobres.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction