Director: Júlio Manjate

As direcções  do  Mar, Águas Interiores e Pescas da cidade e província do Maputo realizam hoje, na cidade da Matola, uma consulta pública, sobre o ordenamento do espaço marítimo, em todo o país.

Segundo fonte da direcção provincial do Maputo, a iniciativa tem como objectivo de colher ideias e sensibilidades de várias entidades dentre elas sociedade civil, todas direcções provinciais, administradores e directores distritais, representações diplomáticas, pescadores e as autoridades que actuam no mar, sobre o ordenamento do espaço marítimo moçambicano.

A auscultação é de carácter nacional e acontece em todo  o país, sendo hoje, a data agendada para a cidade e província do Maputo.

A consulta pública decorre sob o lema: "Promovendo o conhecimento e desenvolvimento sustentável do mar".

O evento é dirigido por Celso Lopes, director adjunto de políticas marítimas e pesqueiras no ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas.

Mais detalhes na próxima edição.

Comments

A Procuradoria Provincial de Maputo mandou arquivar o processo de investigação do caso da morte da antiga Vereadora do pelouro do Plano e Finanças no Município do Maputo, Célia Cumbe, noticiou a Rádio Moçambique.

Segundo a estação emissora, o Ministério Público, justificou a decisão pelo facto de não existirem elementos que possam conduzir aos suspeitos deste crime.

A finada foi encontrada morta na sua residência na cidade da Matola, no passado dia 5 de Março do ano em curso, em circunstâncias até aqui desconhecidas.

Comments

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a continuação de chuva, caracterizado por chuvas fracas a moderadas, na cidade e província de Maputo, até quarta-feira.

Segundo o meteorologista do INAM, Manuel Francisco, a ocorrência de chuvas, no verão, é um fenómeno normal, no entanto, a precipitaçao tem sido acompanhado pela queda de temperaturas máximas.

“Continuaremos a registar chuviscos, não acima de 21 milímetros em 24 horas, na cidade de Maputo e nos distritos de Boane e Magude, até o princípio da manhã de quarta-feira e os termómetros deverão oscilar entre os 23 e 25 graus Celsius”, explicou.

Francisco apontou que, no princípio da tarde de quarta-feira, as temperaturas poderão subir, com os termómetros a rondar os 28 e 30 graus Celsius.

A persistência das chuvas na cidade e província de Maputo, apesar de bem-vinda, não deixa de criar transtornos, sobretudo nos bairros periféricos onde é recorrente a ocorrência de inundações.

É o caso de Aurélio Balate, residente no quarteirão 19 do bairro Polana Caniço “B”, que para sair de casa teve que atravessar charcos formados por falta de uma drenagem adequada das águas.

“Sempre que chove sofremos e somos obrigados a atravessar as ruas alagadas, cuja água está misturada com lixo que é depositado nas ruas”, disse.

Aida Manhique, do quarteirão seis, referiu que, para além da dificuldade de aceder as outras zonas do bairro, os charcos propiciam a reprodução de mosquitos.

“Se chover por mais dias, os nossos quintais poderão ficar inundados. Quando a chuva terminar vamos sofrer o dilema dos mosquitos”, afirmou.    

Manuel Francisco, meteorologista do INAM, avançou que o ciclone Belna formado no fim-de-semana intensificou-se na madrugada de ontem, atingindo o norte de Madagáscar, e não constitui perigo para Moçambique.

“Prevê-se que o epicentro de Belna entre na ilha de Madagáscar e em seguida enfraqueça, tornando-se numa depressão tropical”, referiu.

Comments

A Federação Moçambicana das Câmaras de Comércio de Moçambique (FMCC) promove, na tarde de hoje, na cidade de Maputo, uma recepção denominada networking entre o sector privado.

O evento acima conta com uma intervenção sobre “O Papel das Câmaras de Comércio na Promoção do Conteúdo Nacional”, que será apresentado por Florival Mucave, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Câmara de Petróleo e Gás de Moçambique, aponta um comunicado de imprensa que o Notícias Online teve acesso.

Segundo o documento, no encontro estarão presentes mais de 300 empresários, representantes de todos os países envolvidos, membros da diplomacia económica, representantes da CTA, Câmara de Comércio de Moçambique, PCA’s das instituições que representam o sector privado em Moçambique.

A FMCC é uma federação que engloba mais de 10 Câmaras de Comércio Bilaterais, nomeadamente, Moçambique-Estados Unidos da América, Moçambique-Brasil, Moçambique-Portugal, Moçambique-Suíça, Moçambique-Israel, Moçambique-Árabe, Moçambique-França, Moçambique-África do Sul, a Câmara dos Despachantes Aduaneiros e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), lê-se na nota.

O órgão congrega mais de 2000 empresas privadas sediadas em Moçambique e, constitui um forte aglutinador da força económica que contribui para o crescimento do PIB.

Comments

A cidade de Maputo acolhe hoje e amanhã um workshop, no âmbito nas celebraçõesdo Dia Africano das Telecomunicações, sob o lema “Usando Tecnologia para Salvar Vidas: Comunicações de Emergência para Redução e Gestão de Riscos de Desastres Naturais”.

O evento é organizado pela União Africana das Telecomunicações (ATU) e a Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique (ARECOM), tendo como objectivo a partilha de informação e experiências de combate às calamidades naturais e mitigação do seu impacto usando as comunicações de emergência.

No centro das atenções estarão, entre vários tópicos, casos de estudo de Malawi, Moçambique e Zimbabwe, países que, no início deste ano, foram atingidos pelos ciclones tropicais Idai e Kenneth.

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction