Director: Júlio Manjate

ESTÁ interdita, desde 1 de Dezembro até 31 de Março, a pescaria de camarão de superfície ao longo da baía de Maputo, para dar tempo ao processo de reprodução e crescimento da espécie.

Segundo Maurício Maússe, técnico de gestão de pescas na cidade e província de Maputo, a interrupção da actividade de captura de camarão de superfície, isto é, de profundidade até 15 metros, acontece no âmbito da adopção de medidas de conservação e preservação dos recursos pesqueiros.

Maússe disse que a prática de veda é anual e durava apenas dois meses, contrariamente a esta, que vai levar quatro, com vista a dar mais tempo para a multiplicação e crescimento do camarão, que já escasseia na baía de Maputo.

A Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas de Maputo apela a todos os pescadores, com recurso a embarcações artesanais e semi-industriais, a pautar pela observância do período da veda, para que não entrem em conflito com a lei.

Maússe informou ainda que durante os quatro meses de paralisação da actividade de captura do camarão decretados, todas as embarcações devem permanecer encostadas no porto-base e com as respectivas  artes de pesca devidamente desarmadas.

A fonte explicou que toda e qualquer movimentação de transporte e venda de lotes de camarão produzido e armazenado antes do período da veda deve ser comunicada previamente às autoridades competentes.

Neste momento, a baía de Maputo conta com mais de 300 embarcações que exercem a actividade de captura do camarão de superfície, 19 dos quais semi-industriais.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction