Director: Lázaro Manhiça

UM grupo de malfeitores, ainda a monte, roubou 19 cabeças de gado bovino, na noite do último sábado, em Catuane, distrito de Matutuíne, província do Maputo.

Segundo Valter Muianga, chefe do posto administrativo de Catuane, o gado foi subtraído na empresa Oga Rural, uma firma dedicada à criação de bovinos.

A fonte informou que das 19 cabeças roubadas foram recuperadas apenas oito e decorrem neste momento investigações com vista a localizar as restantes, bem como, neutralizar os malfeitores.

Por sua vez, Artur Muandula, administrador de Matutuíne, disse que este episódio é o recrudescimento de uma prática que havia sido estancada em Março, entretanto, assegurou que já estão no terreno diversas equipas, desde as autoridades policiais, associações de criadores e comunidades a seguir pistas, para a recuperação do gado roubado e responsabilizar criminalmente os meliantes.

O administrador explicou que de Janeiro a Março deste ano, o distrito registou o roubo de 67 cabeças de gado bovino, no posto administrativo de Zitundo, das quais 22 foram recuperadas e de Março a esta parte se vivia um clima de relativa tranquilidade e segurança.

A fonte referiu que para se conseguir estancar a onda de criminalidade, as autoridades policiais em coordenação com os criadores e a comunidade traçaram estratégias visando fortificar a vigilância.

Muandula acrescentou que as medidas consistem no registo de todos os animais, sinalização, definição dos dias de abate, sob inspecção da veterinária e com o acompanhamento dos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE).

Muandula revelou que Matutuíne é grande produtor de gado bovino, devido às condições favoráveis de pasto que é resiliente à seca. Segundo Muandula, o distrito conta actualmente com 69.261 cabeças de gado bovino, 83.200 de caprino, 8.550 de ovino e 12.649 de suíno.

Em Catuane operam duas empresas de origem sul-africana, na área de produção agropecuária, virada à introdução e multiplicação de raças de alta qualidade, brahman, resultante do cruzamento de quatro raças, nomeadamente: Gir, Nelore, Guzerá e Krishna Valley.

Os criadores apostam na criação da raça brahman por ser resistente a altas e baixas temperaturas e com couro inacessível aos parasitas, como caraças entre outros.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction