Director: Lázaro Manhiça

O PRESIDENTE do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Eneas Comiche, instou ontem, ao novo comandante da Polícia Municipal, o combate do desvio e encurtamento de rotas, protagonizados pelos operadores de transportes semicolectivos de passageiros, na capital.

Comiche falava momentos após conferir posse a Ernesto Zualo, no cargo de comandante da Polícia Municipal, do seu adjunto e outros quadros de direcção e chefia do município, visando imprimir nova dinâmica nos sectores, no âmbito da implementação do Plano do Desenvolvimento Municipal (2019-2023).

Comiche recomendou a Polícia Municipal a intensificar a fiscalização no cumprimento das posturas municipais, com destaque para a venda ambulante e em locais impróprios, o transporte de passageiros em carrinhas de caixa aberta, a poluição sonora e garantir o respeito do horário de encerramento dos estabelecimentos de lazer e a observância das medidas impostas pelo Governo no contexto da Covid-19.

Ao director edirector-adjunto dos Serviços Municipais de Segurança Pública, aconselhou o reforçodas estratégias de vigilância nos bairros, na prevenção da criminalidade e violência.

Aos comandantes da Polícia Municipal nos distritos de Nhlamankulu e KaMavota, Comiche quer que assegurem a implementação do “Projecto Maputo Seguro”, através da instalação de uma central de coordenação e implementação do Sistema Integrado de Vigilância Comunitária.

Aos quadros da Direcção Municipal de Ordenamento Territorial e Construção recomendou o aprimoramento, rigor, disciplina, eficiência e rapidez no atendimento dos pedidos de acesso à terra e licenciamento de construções.

Referiu que, nesta área há solicitações pendentes há vários anos sem explicação plausível, expedientes que desaparecem por má-fé dos funcionários, processos que não são tramitados enquanto os interessados não pagarem “um refresco”, atendimento preferencial a parentes e pessoas próximas, ou a troco de favores, entre outros actos que consubstanciam um mau serviço aos munícipes.

Comiche disse esperar processos de planificação e programação orçamental, de avaliação e monitoria da execução de planos e orçamentos municipais mais céleres e eficazes.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction