- Categoria: Maputo
- Visualizações: 1014
A CIRCULAÇÃO de pessoas e bens na cidade Maputo vai melhorar, nos próximos dias, com a entrada em funcionamento de três viaturas mistas, concebidas para o transporte de passageiros e carga. As viaturas, entregues ontem pelo presidente do Conselho Autárquico da capital do país à Empresa Municipal de Transporte Públicos de Maputo (EMTPM), têm capacidade para transportar45 passageiros e uma tonelada decarga diversa. Vão operar nos distritos municipais de KaMubukwanae KaMavota, visando flexibilizar a mobilidade de pessoas e bens. Leia mais
Comments- Categoria: Maputo
- Visualizações: 991
ALGUNS citadinos de Maputo, conhecida como a cidade das acácias, desrespeitam as regras mais básicas de convivência, concorrendo para a imundície que se assiste nas diversas artérias da urbe. É que, aos poucos, vão transformando este património público numa autêntica “vergonha”. Leia mais
Comments- Categoria: Maputo
- Visualizações: 1019
OS vendedores do mercado municipal da Polana-Caniço, na cidade de Maputo, vão iniciar, dentro de dias, jornadas de limpeza com vista a permitir a desinfecção do local em cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19.
O “Mucoreano” está na lista dos mercados que deverão ser encerrados, temporariamente, para dar espaço à reorganização, com vista a minimizar o risco de contágios pelo novo coronavírus.
Entretanto, os responsáveis do mercado pretendem antecipar o processo de higienização, por entender que se as condições de limpeza estiverem em dia, não precisarão suspender as actividades, por três ou cinco dias, tal como ocorreu no “Xipamanine” e “Grossista do Zimpeto”.
Segundo a chefe da comissão do mercado da Polana-Caniço, Arsénia Manhawu, neste momento decorre o trabalho de sensibilização dos vendedores, de modo a cooperarem na organização do mercado.
“Queremos melhorar a disponibilidade de água e sabão para a higienização das mãos e principalmente permitir que haja o distanciamento de pelo menos um metro e meio entre os vendedores e clientes”, explicou Manhawu.
O “Mucoreano” conta com cerca de 40 barracas e mais de 160 bancas, das quais metade estão desocupadas, por alegada falta de clientela no mercado.
Comments- Categoria: Maputo
- Visualizações: 1080
DOIS indivíduos estão privados da liberdade, desde ontem, na 13.ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), no bairro do Triunfo, na cidade de Maputo, um dos quais indiciado de furto de bens em residências e o outro por se apoderar de uma viatura alheia, após simular interesse em adquiri-la.
As detenções ocorreram depois de denúncias das vítimas e da investigação das autoridades.
O indiciado de roubo em mais de 30 residências, no bairro do Triunfo e outros da cidade da Matola, confessa os crimes e afirmou que se dedica a furtos, há quatro anos, para sustentar os seus dois filhos.
O jovem, de 30 anos de idade, natural da cidade da Beira, indicou que se submeteu a um tratamento tradicional para não ser neutralizado, durante as suas incursões. Entretanto, antes de ser detido, foi baleado por uma das suas vítimas.
Por sua vez, Abreu Mahumane, de 23 anos de idade, indiciado de apoderar-se de um carro, após fingir interesse em comprá-lo, nega as acusações que recaem sobre si.
“Eu levei o carro a fim de vendê-lo. Mas os clientes não gostaram da viatura, pelo que continuei com o mesmo na expectativa de encontrar um interessado. Porém, alguém denunciou-me à Polícia, por estar a vender um veículo sem documentação”, contou.
O porta-voz da PRM, a nível da cidade de Maputo, Leonel Muchina, afirmou que os indiciados são reincidentes no mundo criminal.
Muchina contou que Mahumane aliou-se a outros dois cadastrados, ora a monte, eprotagonizavam assaltos ao longo da avenida da Marginal, sendo os ginastas as principais vítimas.
Comments- Categoria: Maputo
- Visualizações: 1206
DEZENAS de sucatas de viaturas abandonadas em váriasruas da capital do país têm estado a dificultar a mobilidade de automobilistas e peões. Trata-se de carros,alguns dos quais sofreram avariaseoutros simplesmente foram abandonados depois de se envolver em acidentes. Os proprietários dos referidos veículos preferiram abandoná-los, alguns sem recursos para suportar a sua reparação, e outros viram as ruas como lugar para depositar o seu “ferro-velho”, uma atitude que, a todos os títulos,fere a estética e dificulta o trânsito automóvel na capital moçambicana. Leia mais
Comments