Director: Lázaro Manhiça

MORADORES dos bairros de Mutauanha e Muahivire, na cidade de Nampula, estão preocupados com o alto índice de criminalidade, cujas incursões dos malfeitores se traduzem em agressão física contra cidadãos indefesos, assaltos em residências, roubos, entre outros crimes.

No bairro de Mutauanha, as unidades comunais 25 de Junho, Piloto e a Rua de Moma, são as regiões mais destacadas onde os supostos assaltantes passeiam a classe, sendo que em alguns dos casos, culminam com a violação sexual de mulheres adultas e adolescentes.

Alguns cidadãos entrevistados pela nossa Reportagem lamentam o facto de as pessoas não se importarem em acudir os seus próximos quando estão a ser assaltadas facto aliado à falta de acção das autoridades policiais, pois as denúncias não resultam em detenções mesmo depois de as vítimas fornecerem toda a identificação dos agressores.

“Na passagem de ano fui agredida por um grupo de cinco jovens deste bairro. Eu conheço a eles e fui denunciar à Polícia, forneci toda a informação necessária, mas nada foi feito para a responsabilização deles. O pior é que, na altura, pedi socorro de vizinhos e não tive o apoio”, disse Jacinta Fernando, cidadã de 29 anos de idade.

Os residentes da Unidade Comunal de Nakipiche, no bairro de Muahivire, queixam-se do comportamento de alguns jovens que se envolvem em actos criminais, e Francisca Agostinho, de 42 anos de idade, diz que a juventude tem sido influenciada pelo consumo de drogas e álcool.

Os nossos entrevistados pedem às autoridades policiais para intensificarem as acções de patrulhamento, sobretudo, na calada da noite, onde as vias de acesso permanecem às escuras devido à falta de iluminação pública.

Por seu turno, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, Zacarias Nacute, disse que há um esforço das autoridades para controlar a situação da criminalidade ao nível dos bairros da cidade.

Nacute reafirmou a importância da colaboração dos munícipes na denúncia dos casos criminais, pois só assim é possível os agentes da lei e ordem realizem os seus trabalhos para combater a criminalidade.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction