- Categoria: Nampula
- Visualizações: 468
AS províncias da Zambézia e Nampula contam com 52 novos furos de água potável que irão beneficiar cerca de 15.600 pessoas.
Os furos foram construídos nos distritos de Mocuba (23) e Morrumbala (21), na Zambézia, e Monapo (8), em Nampula.
Com o projecto, levado a cabo pela World Vision Moçambique, uma organização não – governamental, pretende-se que as populações destas províncias percorram menor distância para obtenção de água para consumo e cultivem o hábito de higienização individual e colectiva na prevenção contra a Covid-19.
Ângelo Pontes, gestor dos assuntos humanitários e de emergência na World Vision Moçambique, patrono do projecto de construção das infra-estruturas, disse que a ideia é fornecer água limpa ao maior número possível de pessoas residentes naqueles distritos.
“Neste momento, estes furos serão de grande ajuda para resposta à Covid-19, dado que quando falamos desta pandemia, sempre associamos à higienização das mãos e de tudo que está à nossa volta. Umas das coisas a ter em conta para evitar a propagação do vírus é termos água disponível', afirmou Pontes, numa entrevista à AIM.
Segundo disse, para a materialização deste projecto, foram necessários mais de 468 mil dólares. A organização não-governamental espera construir mais furos em outras regiões do país, estando, neste momento, a envidar esforços junto dos parceiros para aquisição dos fundos necessários.
Paralelamente, a World Vision Moçambique está a manter contactos com os serviços de educação a nível das províncias, de forma a trabalhar com as diferentes direcções de escolas para a produção de material de divulgação sobre as medidas de prevenção à Covid-19.
Comments- Categoria: Nampula
- Visualizações: 779
O HOSPITAL Central de Nampula (HCN), conta desde a última sexta-feira com uma cabina de colecta de amostras para testagem da Covid-19, oferecida pelo grupo SOS Corona, com sede na Cidade da Beira, no âmbito de medidas de prevenção da propagação do vírus. Leia mais
Comments- Categoria: Nampula
- Visualizações: 989
O MINISTÉRIO da Saúde (MISAU) colocou em marcha o seu plano de testagem rápida na cidade de Nampula para determinar a prevalência e o perfil sero-epidemiológico da pandemia da Covid-19 na capital da província do mesmo nome, no norte de Moçambique.
A confirmação foi feita quarta-feira (10) à imprensa, na cidade de Nampula, pelo director-geral-adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo, que se encontra no local para liderar toda a operação visando travar a propagação da doença.
Segundo Samo Gudo, as autoridades da Saúde estarão assim em condições de realizar intervenções mais eficientes, focadas e com melhor impacto, atrevés de um inquérito, que é o primeiro do género em Moçambique, que será igualmente feito em outras zonas do país que se mostram vulneráveis à Covid-19.
“Este inquérito é de base comunitária, tendo como objectivo principal entender melhor o perfil da doença, a magnitude da pandemia e quais são os principais focos de infecção na cidade de Nampula. E, ainda, ver quais os factores que estão a determinar a transmissão comunitária e os grupos populacionais mais afectados nesta província. Com esta informação, poderemos clarificar e melhorar a nossa resposta”, afirmou.
Segundo a fonte, o inquérito será uma componente importante para as acções de vigilância ao coronavírus e tem vindo a ser implementado em várias partes do mundo.
O director-geral-adjunto do INS esclareceu que os testes rápidos não serão para diagnóstico.
“Outro aspecto importante é que este inquérito não tem como objectivo diagnosticar as pessoas que estão infectadas no presente momento, mas avaliar a exposição ao vírus. São testes parecidos com aqueles que utilizamos para fazer o diagnóstico da malária, por exemplo, e o resultado da testagem é rápido”, disse.
A fonte explicou que será utilizada uma amostra de oito mil pessoas de várias faixas etárias, estratos sociais e profissões, principalmente aqueles cujos indivíduos estão expostos, como é o caso dos profissionais da Saúde, transportadores públicos, vendedores de mercados, entre outros.
“Não podemos confundir este teste com o de rotina, que usa a boca e a garganta. Este será com gotas de sangue, parecido com o da malária. Vamos colher uma amostra representativa da cidade de Nampula que permita representar as várias áreas geográficas da urbe, os vários estratos sociais, etários e profissionais, que poderão dar-nos uma melhor radiografia da exposição que as pessoas têm ao vírus nesta cidade”, referiu.
Ele adiantou que os próximos dias serão de mobilização comunitária na expectativa de solicitar que as pessoas seleccionadas colaborem voluntariamente com as autoridades, uma vez que os resultados do inquérito são de extrema necessidade e importância para o controlo rápido da pandemia do coronavírus na cidade de Nampula.
Comments- Categoria: Nampula
- Visualizações: 805
SETE mortos e 10 feridos, entre graves e ligeiros, incluindo danos avultados na viatura, é o resultado preliminar de um acidente de viação ocorrido na manhã de ontem na Estrada Nacional Número Um, distrito de Eráti, em Nampula.
O porta-voz da PRM, Zacarias Nacute, revelou que o sinistro foi do tipo despiste e capotamento em virtude do rebentamento de um pneu frontal.
Trata-se de uma viatura de transporte colectivo de passageiros que, na altura, circulava no sentido Alua - sede do distrito de Eráti.
Informações disponíveis indicam que os feridos foram transportados para o Hospital Central de Nampula.
CommentsPR VOLTA A PRORROGAR O ESTADO DE EMERGÊNCIA
