Director: Lazaro Manhiça

hostgator domain coupon
Publicidade
Dstv

Politica

O CHEFE da brigada da Frelimo de assistência à província de Sofala, Sérgio Pantie, disse nasegunda-feira,na Beira,que o processo de Desarmamento, ...

Quarta, 08 Julho 2020
Leia +

Nacional

FORJOU-SE como jornalista já em plena Redacção do “Notícias”.Por residir fora de Maputo, não teve a oportunidade de se sentar na carteira para aprender ...

Quarta, 08 Julho 2020
Leia +

Beira

O DIRECTOR-GERAL do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani, defendeu segunda-feira na Beira a necessidade de ser implementadas medidas específicas de controlo no Corredor da ...

Quarta, 08 Julho 2020
Leia +

Maputo

RESIDENTES dos bairros a norte da cidade de Maputo, nomeadamente Mavalane, Laulane, Albasine, Romão e Costa do Sol, terão o sistema de transporte reforçado, com a ...

Terça, 07 Julho 2020
Leia +

Economia

A Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, exortou,recentemente, em Xai-Xai, aos mercadores a apostarem, cada vez mais, na produção local, para incentivar ...

Quarta, 08 Julho 2020
Leia +

Tecnologias

A VISITA oficial que o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, realizada hoje e amanhã à República Federal da Alemanha é aguardada com enorme expectativa pela comunidade moçambicana residente naquele país, segundo afirmou o deputado Rui Sixpence Conzane, da bancada da Frelimo pelo círculo eleitoral da Europa e do resto do mundo.

Rui Conzane disse que os moçambicanos residentes na Alemanha encaram esta visita do Presidente da República como uma oportunidade ímpar para manifestarem directamente ao Chefe do Estado, na qualidade de Chefe do Governo, a sua preocupação com relação à paz no país, manifestarem o seu desejo de participar no processo de desenvolvimento económico de Moçambique e falarem sobre a sua integração, entre outras inquietações.

“Nós moçambicanos residentes na Alemanha olhamos para esta visita como uma oportunidade ímpar. Quando o Presidente da República era candidato visitou a Alemanha e foi recebido pela comunidade moçambicana com muita euforia. Na altura nos identificámos com o seu manifesto eleitoral e hoje vemos os resultados que estão a ser alcançados com a implementação desse manifesto como Programa Quinquenal do Governo”, disse o parlamentar, sublinhando que com a vista os moçambicanos residentes naquele país sentem-se galvanizados a darem o seu contributo ao país, de diversas formas.

Afirmou que nesta visita o Presidente da República vai ter a oportunidade de interagir directamente com a comunidade moçambicana residente na Alemanha, facto que considerou de grande importância e significado.

“Consideramos a visita do Chefe do Estado como sinal de atenção que o Governo dá à diáspora moçambicana, no geral. Para nós esta visita constitui uma oferta muito importante, pois não é fácil, no contexto de um programa muito intenso, que o Presidente da República reserve um tempo para interagir com a comunidade. Isso é sinal inequívoco da importância e valor que o Chefe do Estado confere à própria diáspora”, disse.

Rui Conzane afirmou que a comunidade moçambicana residente na Alemanha entende que no lugar de somente apresentar preocupações a interacção com o Presidente da República constitui, acima de tudo, uma ocasião soberana para a reafirmação do seu desejo de investir no país, no quadro do chamamento para participação no processo de desenvolvimento em curso.

“Os moçambicanos residentes na Alemanha vão pedir ao Chefe do Estado para que os ajude na questão da sua integração na Alemanha, falando com as autoridades governamentais deste país para se ver até que ponto podem facilitar este processo. Vão também dar a sua contribuição sobre a paz em Moçambique, que é uma das suas grandes preocupações, abordar a possibilidade de terem DUAT’s para uso e aproveitamento de terra e oportunidades para constituírem parcerias, tanto no país como com empresários alemães dentro da própria Alemanha. Irão falar sobre a questão do Bilhete de Identidade e passaporte biométrico, entre outros assuntos”, explicou.

No que se refere à vida do país, no geral, o deputado indicou que os moçambicanos residentes na Alemanha, cujos registos apontam para nove mil, acompanham a par e passo todos os desenvolvimentos, incluindo as mudanças em curso, através dos meios de comunicação de massas e das tecnologias de informação e comunicação, particularmente a internet.

A maioria dos nove mil moçambicanos oficialmente registados como sendo residentes na Alemanha trabalha em empresas de construção e os restantes estão ligados à gastronomia e são donos de pequenas empresas, algumas das quais já operam no país. Segundo Rui Conzane, muitos têm manifestado o desejo de regressar à sua terra natal, mas receiam o clima de tensão político-militar prevalecente.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction