O REFORÇO à luta contra a violência doméstica é uma das metas da plataforma electrónica “Nyandayeyo”, lançada recentemente na cidade de Maputo.
O serviço foi desenvolvido pela Muthiana Code, que congrega adolescentes e mulheres jovens apaixonadas por tecnologia. A plataforma permite dar acesso à informação, possibilitando a visualização dos pontos de atendimentos mais próximos.
Segundo Miwanda Cossa, fundadora e líder da Muthiana Code, através do “Nyandayeyo”é possível a denuncia ou reporte de casos de violência ocorridos.
“A violência ainda é uma realidade para muitas mulheres no nosso país. O mal afecta-nos, independentemente da faixa etária, culturas ou regiões. Como forma de apoiar esta causa, usamos as Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para a criação da plataforma”, disse.
A líder da Muthiana Code explicou que, para ter acesso à aplicação, o utilizador deverá entrar no seu navegador de Internet, com dados móveis activos ou mesmo sem os dados móveis. “O acesso também será possível através da tecnologia interativa, que é suportada por todos os celulares, digitando o código *202#, que possibilitará a denúncia e para a visualização dos postos de atendimentos”, realçou.
A responsável pela comunidade de mulheres avançou ainda que já foram eleitos os bairros que servirão para a implementação da fase-piloto da iniciativa, que vai decorrer no próximo ano.
Miwanda disse que esta é uma das várias iniciativas desenvolvidas pela Muthiana Code. “Somos uma comunidade dedicada à formação, inserção e suporte de adolescentes e mulheres jovens nas áreas de engenharia. Pretende impulsionar a mudança, de forma leve e produtiva, para o desenvolvimento de várias áreas sociais do país”, concluiu.