PHC

Director: Lázaro Manhiça

MOÇAMBIQUE regista avanços significativos na promoção da igualdade de género, ocupando a primeira posição  no grupo dos países falantes de língua oficial portuguesa.

A informação foi revelada recentemente ao “Notícias”, na província de Maputo, por Sansão Buque, Director Nacional Adjunto do Género, do Ministério do Género, Criança e Acção Social.

A fonte fez esta menção baseando-se no Relatório actual do Fórum Económico Mundial que coloca ainda o nosso país como um dos três melhores classificados ao nível da África Austral.

“A nível da CPLP Moçambique está no primeiro lugar deixando para trás Portugal e o Brasil. Na SADC estamos nos primeiros três lugares sobretudo nas áreas ligadas a acesso ao emprego formal e inserção da mulher nos órgãos de tomada  de decisão”, esclareceu Buque.

Segundo ele, o posicionamento de Moçambique numa posição privilegiada resulta do trabalho de sensibilização e mobilização para a promoção da equidade de género através de aprovação de políticas e leis que garantam um espaço onde homens e mulheres tenham iguais oportunidades no acesso ao emprego, educação, saúde finanças, terra, entre outras áreas vitais.

“Há progressos qualitativo e quantitativo da participação de mulheres nas diferentes áreas de intervenção. Contudo, há um esforço grande que devemos fazer para que as mulheres sejam mais interventivas ao nível da base. Estamos a falar da sua participação nos conselhos consultivos distritais, assembleias distritais e governo local”, referiu.

Para que tal aconteça, ainda de acordo com Sansão Buque, o Ministério do Género, Criança e Acção Social tem um plano para o Avanço da Mulher (2016-2019) em fase de aprovação e que prevê a consolidação do empoderamento da mulher em diferentes áreas como a economia, saúde, educação e protecção.

“Pelo trabalho que está sendo feito pelo ministério em parceria com outras instituições e organizações da sociedade civil na divulgação de diferentes instrumentos legais aprovados ou ratificados pelo governo, regista-se uma mudança de comportamento por parte da sociedade no que diz respeito a violência contra a mulher”, disse referindo-se, por exemplo a denúncias que as mulheres fazem quando são vítimas, o que, no seu entender não acontecia nos anos passados.

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction