PHC

Director: Lázaro Manhiça

JÁ são conhecidos os grupos que compõem a 30.ª edição do Afrobasket masculino "Ruanda 2021", segundo o sorteio realizado sexta-feira, em Kigali, capital ruandesa. A competição está agendada para decorrer de 24 de Agosto a 05 de Setembro próximos, em Kigali, o mesmo palco que recentemente acolheu a primeira edição da Basketball Africa League (BAL).

Angola, República Democrática do Congo (RDC), o anfitrião Ruanda e o terceiro qualificado do Grupo “E” das eliminatórias (Marrocos, Cabo Verde ou Uganda). O Grupo “B” é integrado pela Tunísia, pela República Centro-Africana, pelo Egipto e pela Guiné-Conacri, enquanto a Nigéria, a Costa do Marfim e o Quénia partilham o Grupo “C”. Por seu turno, o Senegal, os Camarões, o Sudão do Sul e o segundo classificado do Grupo “E” das eliminatórias estão no Grupo “D”.

As selecções que irão completar os grupos “A” e “D” serão conhecidas no final do torneio do Grupo “E” das eliminatórias, que se disputam de 08 a 15 de Julho próximo, entre Marrocos, Uganda e Cabo Verde.

A primeira fase deste Afrobasket ocorrerá de 24 a 26 de Agosto. No final dos encontros do grupo, as equipas classificadas em terceiro e quarto de cada grupo serão eliminadas, enquanto as duas primeiras passarão à fase final (quartos-de-final, meias-finais e finais).

Comments

MOÇAMBIQUE qualificou-se ontem ao Campeonato do Mundo de futebol de praia, a ter lugar de 19 a 29 de Agosto deste ano na Rússia, após derrotar a selecção nacional do Uganda por 6-3, em desafio a contar para as meias-finais do Campeonato Africano das Nações (CAN) a decorrer em Dakar, Senegal.

Assim, a final de hoje, a partir das 19:30 horas, será frente à selecção anfitriã, Senegal, que eliminou Marrocos, por 3-2.

O combinado moçambicano fez o plano até agora, vencendo todos jogos disputados. Na fase de grupos, derrotou Egipto na jornada inaugural por 7-5. Seguiu-se a vitória sobre Seychelles, por 7-3, e na última jornada do Grupo B superou a selecção de Marrocos, por 2-1.

Esta é a primeira vez que Moçambique disputa uma fase final do CAN. Notar que a competição teve a participação de sete selecções nacionais divididas em dois grupos, depois da desistência da República Democrática do Congo(RDCongo).

Comments

A SELECÇÃO Nacional de Futebol de Praia de Moçambique derrotou ontem a sua congénere do Marrocos, por 2-1, e garantiu o apuramento para as meias-finais do Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer em Dakar, Senegal.

O desafio contou para a terceira jornada do Grupo “B” e significou o pleno para a turma moçambicana, que noutros dois jogos bateu Egipto e Seychelles, por 7-5 e 7-3, respectivamente.  Os golos de Moçambique foram da autoria de Nélson e Rachide.

Em jogo equilibrado e disputado intensamente, Marrocos adiantou-se no marcador nos primeiros instantes, tendo saído do primeiro período a vencer por uma bola sem resposta. Nestes primeiros doze minutos os jogadores moçambicanos Nélson e Júlio foram admoestados com cartões amarelos, o que condicionou sobremaneira a sua disputa de lances individuais.

O segundo período foi igualmente equilibrado e, apesar das oportunidades de golo criadas por ambas equipas, não houve qualquer golo, pelo que se entrou na etapa decisiva com a igualdade a persistir teimosamente.

Moçambique chegou ao empate no último período, num livre convertido por Nélson, o goleador da competição, tendo Rachide fechado as contas com um belo golo.

Também ontem, noutra partida do Grupo “B”, Egipto goleou Seychelles por 12-1, reacendendo dessa forma a luta por um lugar nas meias-finais, depois de perder na jornada inaugural por 7-5 diante de Moçambique. O jogo decisivo será hoje contra Marrocos, que também derrotou Seychelles, já eliminada.

No Grupo “A” competem as selecções nacionais de Senegal, Tanzania e Uganda, uma vez a RD Congo ter desistido na véspera do início da competição.

Os dois finalistas apuram-se para o “Mundial” a ter lugar de 19 a 29 de Agosto deste ano, na Rússia, onde serão os únicos representantes do Continente Africano.

Comments

A selecção nacional de futebol de praia venceu hoje o Marrocos por 2-1, no seu terceiro jogo no Campeonato Africano das Nações CAN-2021, que decorre em Dakar, no Senegal. Com este triunfo, Moçambique está apurado para as meias-finais do CAN-2021 e está a uma vitória da qualificação ao Mundial, a ter lugar de 19 a 29 de Agosto deste ano, na Rússia, visto que os dois finalistas vão representar o continente africano no Campeonato do Mundo. (Notícias/Lance)

Comments

O FUTEBOLISTA moçambicano, Reinildo Mandava, sagrou-se ontem campeão na França, com a camisola do Lille, ao vencer fora o Angers, por 2-1, em jogo da 38ª e última jornada da Ligue 1.

O lateral esquerdo moçambicano alinhou a titular e esteve em campo durante os 90 minutos, tendo participado de forma activa na conquista do quinto título na história do Lille, que só dependia de si para fazer a festa.

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction