Director: Júlio Manjate

A FEDERAÇÃO Camaronesa de Futebol anunciou quarta-feira que o Campeonato Africano das Nações (CAN) vai voltar a disputar-se entre Janeiro e Fevereiro de 2021.

 Recorde-se que a última edição decorreu durante 21 de Junho e 19 de Julho de 2019, no Egipto, com Argélia a sagrar-se campeã.

A justificação para o regresso a estas datas prende-se com “questões meteorológicas”. Os responsáveis dos Camarões – país anfitrião – acreditam que entre Janeiro e Fevereiro estão reunidas melhores condições para a prática do futebol, ainda que isso implique que a prova se desenrole a meio dos principais campeonatos europeus, nos quais actuam boa parte das “estrelas” africanas.

A CAF concordou com a razões apresentadas pelos Camarões. Aliás, há semanas o presidente do organismo, Ahmad Ahmad, havia aventado a hipótese de se regressar aos meses de Janeiro e Fevereiro devido às questões climatéricas.

Iniciada em 1957, os Camarões, cinco vezes campeões em título, vão acolher a 33.ª edição da prova – a sexta neste país da África Central.

Comments

O BORDÉUS, de Mexer, recebe esta noite (18.30h) o Lyon, em partida da 20.ª jornada da Liga Francesa, também conhecida por Ligue 1.

Jogo difícil para Mexer e companhia numa altura em que a equipa está no 13.º lugar com 26 pontos, um degrau abaixo do Lyon que também soma 26.

Este é o regresso da Liga francesa depois do interregno para dar lugar às festas do Natal e do Fim-de-Ano. Ainda em terras gaulesas, o Lille, de Reinildo, joga amanhã no reduto do Dijon, às 18.00 horas.

A equipa do internacional moçambicano está neste momento em quarto lugar com 31 pontos.

Em Portugal, o Marítimo, de Zainadine, bate-se com o Guimarães, amanhã, às 19.30 horas, para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

Na II Divisão, o Nacional, de Witi, recebe o Oliveirense, amanhã, às 17.00 horas.

Na Liga Revelação, o Setúbal, de Bruno, Neymar e Kamo-Kamo, treinados por Chiquinho Conde, mede forças com o Estoril, às 11.00 horas. A partida é referente à 24.ª jornada da competição.

Ainda em Portugal, no Campeonato de Juniores, o Sporting, de Geny, bate-se com o Sacavensense, amanhã, às 17.00 horas. Pouco antes, às 15.00 horas, o Amora, de Geraldo, joga no reduto do Esperança de Lagos, para a III Divisão.

Na África do Sul há um “derby” da província do Limpopo envolvendo um moçambicano, hoje às 15.30 horas. Trata-se de Kambala, cujo seu Baroka vai medir forças com o Polokwane City. É um jogo aguardado com enorme expectativa no Estádio Peter Mokaba, um dos palcos do “Mundial”-2010.

Amanhã, o Kaizer Chiefs recebe o Cape Town City, de Edmilson, às 15.30 horas. Refira-se que o Cape Town City é 11.º classificado com 17 pontos.

Comments

O senegalês, Sadio Manék foi eleito, na noite de ontem, no Egipto, o melhor jogador africano de 2019. O extremo do Liverpool bateu a concorrência do colega, o egípcio Mohamed Salah (melhor de 2018), e do argelino Riyad Mahrez do Manchester City.

Na temporada passada, Mané apontou 26 golos ao serviço dos “Reds” e ajudou o emblema britânico a vencer a Liga dos Campeões e a chegar ao segundo lugar da Premier League. Foi ainda fundamental na caminhada do Senegal até à final do Campeonato Africano das Nações (CAN), onde acabou sendo derrotado pela Argélia, por 0-1.

Comments

A18.ª edição da São Silvestre-2019 de Maputo, disputada na manhã de ontem, foi dominada pelos atletas estrangeiros, com o sul-africano Abdenico Mashava a revalidar o título em masculinos, enquanto a Samkelisiwe Thoala,do reino do eSwatini, venceu em femininos. ATANÁSIO ZANDAMELA - LEIA MAIS

Comments

O Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol, Camarões-2021,pode não se realizar nas datas inicialmente previstas (de 11 de Junho a 9 de Julhodo mesmo ano), segundo o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), o malgaxe Ahmad Ahmad.

Numa declaração recente à Inideworldfootball, a partir de Doha, no Quatar, Ahmad esclareceu que “não é possível, devido a condições climáticas nos Camarões, organizar-se o Campeonato Africano das Nações em Junho/Julho. Obviamente, devemos contudo tomar uma decisão sobre a data”.

Afirmou que a mudança de calendário, que levou a CAF a organizar o último CAN,Egipto-2019,em Junho e Julho últimos, só foi daquela edição.

“Pois, realmente, achamos por bem regressarmos ao Inverno (Janeiro-Fevereiro),  na medida em que será o único período disponível, devido a datas da FIFA (Federação Internacional de Futebol) em que se vão disputar as qualificações para o “Mundial”,  Qatar 2022”, indicou.

Segundo o presidente da CAF, esta mudança de datas “é ditada por diferentes condições climáticas do continente”.

Lembrou que, durante o simpósio da CAF em 2017,em Marrocos, esta flexibilidade nas datas de organizações da maior competição desportiva em África, foi realmente evocada.

Contudo, para vários observadores, cabe antes à FIFA programar a nova versão do “Mundial”dos Clubes no Verão, sensivelmente nas mesmas datas que o CAN-2021, a partir de 2021 que está na base deste regresso à zona da CAF.

A decisão oficial será tomada durante a próxima reunião do comité executivo da instância dirigente do futebol africano.-(PANAPRESS)

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction