PHC

Director: Lázaro Manhiça

Moçambola abre com goleada em Inhambane

NA abertura do Moçambola 2021, ontem em Vilankulo, província de Inhambane, houve festa de golos e sem os habituais festejos dos adeptos, devido às limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

No jogo inaugural, a Associação Desportiva de Vilankulo (ADV) recebeu e venceu o Ferroviário de Nacala por 4-1.

No local, o Secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, acompanhado pela Secretária de Estado de Inhambane, Ludmila Magune, e pelo Presidente da Liga Moçambicana de Futebol, Ananias Couana, deu o pontapé de saída da maior prova desportiva do país que, devido à Covid-19, vai decorrer por enquanto sem presença do público.

Logo que começou o jogo, a ADV festejava o seu primeiro golo da prova, de autoria de Jorge Finidi, na sequência de um livre bem batido com a bola a ir anichar-se no fundo das redes do guarda-redes Dallas, que fez-se mal ao lance.

A equipa do Alto Makhassa entrou a pressionar e ganhou ascendente ofensivo na partida e Jafete, aos 18 minutos, desperdiça mais uma oportunidade para alargar a vantagem, mas ficou o aviso de que os donos da casa pretendiam “encher o saco” perante as fragilidades defensivas do adversário.

A turma de Antero Cambaco tinha maior posse de bola, mas era pouco objectiva, e aos 25 minutos voltou a sofrer mais um golo de autoria de Milton que apareceu na cara de Dallas e escolheu o ângulo para o qual enviar a bola, alargando a vantagem para 2-0 favorável à equipa da casa.

Volvidos sete minutos, a partida ganhou contornos de goelada, pois a ADV chegou novamente ao golo, outra vez da autoria de Milton (que bisava na partida) ao aproveitar uma assistência de Jafete e a aproveitar as facilidades da defensiva dos “locomotivas” de Nacala.

Na segunda parte e aos 67 minutos,a ADV ganha uma grande penalidade assinalada por Ema Novo, que teve que recorrer à sua assistente Roda Mondlane para a confirmação. Kikito foi chamado a cobrar e na transformação do penálti e fez o 4-0, para o gáudio dos adeptos,que furaram as restrições empoleiraram-se nas árvorese tectos do edifícios próximos do Campo Municipal de Vilankulo para  matar a fome de futebol em tempos da Covid-19.

E foi aos 78 minutos que os “locomotivas” de Nacala chegaram ao golo de honra, num remate bem executado por Shelton a bater Jonas.

FICHA TÉCNICA

Árbitro: Ema Paulo Novo; 1º Assistente: Roda Mondlane, 2º Assistente: Olinda Augusto 4º Árbitro: Mário Tembe, Delegado Técnico: António da Costa, Delegado da LMF: Izidine Malache

ADVJonas, Mexer, Elias, Obed e Kikito, Quaresma, Jorge, Milton e Victor; Jongwe e Jafete. Treinador: Victor Mayamba

FER. NACALA: Dallas, Tawanda, Herminio, Isaías e Litenb, Massawa, Zinho, Ndazione, Shelton; Mussa e Toure. Treinador: Antero Cambaco

 

(Notícias/LANCEMZ)

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction