Director: Lázaro Manhiça

O CAMPO da Liga Desportiva de Maputo testemunha amanhã, às 15.30horas, a disputa do primeiro derby do Moçambola 2021, com o Desportivo de Maputo a ter pela frente o Ferroviário de Maputo, em partida que a história faz com que seja considerada a mais importante da segunda jornada.

É só mesmo a história que torna esse jogo o mais importante, pois com o tempo, o Desportivo, que em Maio completa 100 anos de existência, só ficou com o calor dos seus adeptos. Para esta época, inclusive, investiu pouco para uma eventual conquista do Moçambola, ao contrário do seu adversário, que procura voltar às conquistas que fogem desde 2016. Para tal manteve a espinha dorsal e o treinador (Daudo Razaque) e ainda apetrechou o plantel, tornando-o mais equilibrado.

Os dois conjuntos vão para este jogo com ritmos diferenciados, sendo o Ferroviário leva vantagem, pois para além de ter iniciado a preparação mais cedo ainda disputou o Torneio Solidariedade, ao contrário do Desportivo, que foi praticamente o último clube a acertar a questão do treinador.

Este “derby” será o mais antigo que se disputará neste Moçambola, uma vez que envolve o centenário Desportivo, que não ganha nenhum campeonato desde 2006, e o Ferroviário, que em Outubro completa 97anos de existência.

Na primeira jornada ambos empataram. Os “alvi-negros” foram a Mocuba empatar a dois golos com o estreante Matchedje local, enquanto os “locomotivas” não foram para além de um nulo na recepção à União Desportiva do Songo.

HISTÓRICO DA ÚLTIMA DÉCADA

É FAVORÁVEL AO FERROVIÁRIO 

O histórico dos últimos 10 anos é favorável aos “locomotivas”, que têm seis triunfos contra três do Desportivo e igual número de empates. A favor do Ferroviário está também o facto de ter estado sempre no Moçambola, ao contrário do Desportivo que nesse período foi despromovido duas vezes.

O último encontro do Moçambola entre ambos foi disputado no Estádio da Machava, a 21 de Setembro de 2019, e terminou sem golos. Na mesma época, o Desportivo venceu na primeira volta (17 de Maio), por 1-0. Em 2016 o Desportivo venceu também um dos jogos entre ambos. Foi a 16 de Outubro e igualmente por 1-0, depois de a 2 de Julho terem empatado sem golos.

Em 2015, ano em que o Ferroviário ganhou o seu último troféu, venceu no dia 10 de Maio, por 1-0 e por 2-1 no dia 13 de Setembro. O ano de 2014 e 2012 foram totalmente verdes e branco, pois venceu, em casa, a 12 de Abril de 2014, por 4-2, e depois (10 de Outubro) fora por 1-2. Em 2012 venceu em casa a 12 de Maio, por 1-0, e por 2-1 no dia 20 de Outubro.

No dia 28 de Maio de 2011 o Desportivo foi ao Estádio da Machava vencer (1-2) e a 6 de Novembro do mesmo ano empatou a golo já como anfitrião.

Entretanto, a jornada que começa a ser disputada amanhã contempla ainda os embates Associação Black Bulls-ENH Vilankulo, UD Songo-Liga Desportiva de Maputo, Ferroviário de Nacala-Matchedje de Mocuba, Textáfrica-Ferroviário de Nampula, Costa do Sol-Incomáti e Ferroviário de Lichinga-Ferroviário da Beira.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction