Director: Lázaro Manhiça

OS resultadosdos testes à Covid-19 dos agentes do Moçambola realizados na manhã de ontem serão divulgados a partir de hoje, havendo expectativa de a decisão de retoma da prova ser anunciada na próxima terça-feira, quando o Conselho de Ministros reunir-se em mais uma sessão ordinária.

A segunda fase de testes, inicialmente prevista para hoje, acabou sendo antecipada para ontem para permitir que ainda esta semana sejam conhecidos os resultados a submeter ao Governo para as devidas recomendações e decisões. Neste contexto, a equipa do Ferroviário de Lichinga, último a receber resultados na primeira fase devido a constrangimentos de transporte aéreo, desta vez foi a primeira a realizar os testes, na passada segunda-feira.

O director Nacional de Desporto de Alto Rendimento, Francisco “Chico” da Conceição, referiu que a expectativa geral é de que os resultados desta segunda testagem sejam superiores do que da testagem anterior no sentido de baixar a percentagem de positividade, que foi de 12.5 porcento. O Governo autorizou treinos aos clubes com uma taxa de positividade abaixo de 10 porcento.

“Estamos convencidos que os clubes fizeram um trabalho importante de segurança sanitária com os seus actores. O grau de exposição de 10 porcento, de acordo com os especialistas de saúde, no caso o Instituto Nacional de Saúde (INS), é extremamente elevado porque possibilita um grande risco de contaminação. Esperamos que volvidos 14 dias, os clubes estejam em condições de segurança de modo a que o relatório desta testagem seja remetido ao Conselho de Ministros na expectativa de reinício do treinamento, primeiro, e no segundo momento o reinício do Moçambola”, disse.

O dirigente apontou que é importante o recomeço do campeonato para permitir competitividade aos atletas da selecção nacional, que em finais do próximo ano vai enfrentar as suas congéneres do Ruanda e Cabo Verde, em desafios inseridos nas eliminatórias de qualificação à fase final do CAN-2021, agendado para 2022, nos Camarões.

Indagado sobre a testagem aos árbitros - que ainda não está a acontecer - Francisco da Conceição explicou que “serão testados em momento próprio. Os jogadores e treinadores encontram-se todos os dias e os árbitros serão testados na fase de competição, teremos testes rápidos de acordo com um regulamento em processo de finalização”.

No contexto da retoma do Moçambola, realizou-se na tarde de ontem um encontro envolvendo técnicos da federação, liga, Instituto Nacional de Saúde e Secretaria de Estado do Desporto visando aprimorar o regulamento que vai orientar o processo de testagem durante a prova.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction