A SELECÇÃO Nacional sénior masculina de basquetebolrealizou, na tarde de ontem, o seu primeiro treino emKigali (Ruanda), onde disputará, entre quarta e sexta-feira, da primeira janela de qualificação ao Afrobasket-2021.
A realização do treino foi autorizada pela FIBA-África depois que todos os elementos da delegação moçambicana teremtestadonegativo à Covid-19, cujos testes foram realizados sábado.
Após o resultado, o seleccionador nacional Milagre Macome não perdeu tempo e juntou, nas primeiras horas de ontem, os seus atletas para um treino de relaxamento e já no período da tarde treinou na Arena Kigali, o pavilhão que vai acolher os jogos deste evento qualificativo para o Campeonato Africanode 2021.
Moçambique estreia-se, nesta primeira janela de acesso ao Afrobasket-2021, amanhã, quarta-feira, diante da sua congénere de Angola e no dia seguinte (quinta-feira) defronta Senegal, terminando a sua participação na sexta-feira diante de Quénia.
Lembre-se que Moçambique viajou sexta-feira à Kigali condicionado por conta dos testes positivos ao novo coronavírus, que afastaram Kendall Manuel (EUA), Nelson Jossias (UD Oliveirense de Portugal), Baggio Chimondzo, Ermelindo Novela e Stélio Rodrigues (todos do Ferroviário de Maputo).
Moçambique está em Kigali com 10 atletas enquanto se espera pela chegada do poste Jeremias Manjate (Sporting de Portugal)que não integrou o grupo que partiu de Maputo com os seguintes atletas: BasesPio Matos, Orlando Novela (Ferroviário de Maputo; extremos: Milton Caifaz, Hugo Martins, David Canivete (Ferroviário de Maputo) e Ismael Nurmamad (Ferroviário da Beira); postes: Custódio Muchate, Inélcio Chire (Ferroviário de Maputo), Octávio Magoliço (Costa do Sol)eHelton Ubisse (Ferroviário da Beira).