Imprimir
Categoria: Desporto Nacional
Visualizações: 997

O MOÇAMBOLA já não vai arrancar no dia 5 de Dezembro que espreita, como estava inicialmente previsto. A nova previsão do arranque do Moçambola é de 9 de Janeiro próximo e surge na sequência da deliberação saída da assembleia-geral ordinária da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), no passado sábado, que mantém a época normal, que deverá arrancar no dia 2 de Janeiro próximo e prolongar-se-á até 30 de Novembro de 2021.

A FMF tomou esta decisão depois de os seus filiados, neste caso as associações provinciais de futebol, terem deliberado pela não aprovação da mudança da temporada devido a vários motivos, entre os quais a época atípica de 2020, resultante das adversidades impostas pela pandemia da Covid-19.

A decisão da manutenção da época normal anulou o ofício que apontava o início da temporada futebolística para 1 de Novembro corrente e o término a 31 de Julho próximo.

ABORTADA AG DA LMF

Entretanto, a nova projecção do arranque do Moçambola para 9 de Janeiro próximo surge depois da abordada Assembleia-Geral Extraordinária da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), gestora do Moçambola. O encontro, que estava previsto para ontem, na sede da FMF, tinha como um dos principais pontos da agenda o sorteio do Moçambola 2020/2021, para além da discussão e aprovação do Plano de Actividades e Orçamento da época 2020/2021, bem como do regulamento de competições e de disciplina.

Em conferência imprensa conjunta (FMF e a LMF) promovida ainda ontem, na sede federativa, as direcções das duas instituições apontaram várias situações que impedem que a época futebolística e o Moçambola arrancassem nas datas inicialmente previstas, desde as questões organizativas e logísticas num ano bastante atípico em todas vertntes.

O arranque a 9 de Janeiro não passa assim de uma projecção ou previsão, pois a data e o mês certos para o início da prova vai depender da decisão que sairá da próxima reunião magna da LMF, ou seja, do encontro entre a direcção da instituição que gere o Moçambola e seus filiados ou associados, neste caso os clubes participantes, e que se prevê aconteça em Dezembro próximo.

DESPORTIVO, INCOMÁTI

E TEXTÁFRICA AGRADECEM  

Como a manutenção da época desportiva normal, esta que vai começar a 2 de Janeiro próximo e termina a 30 de Novembro de 2021, a FMF abriu, por conseguinte, uma nova janela para o licenciamento de clubes que haviam chumbado neste processo, por não terem preenchido os requisitos exigidos, nomeadamente o Desportivo de Maputo, Incomáti de Xinavane e Textáfrica de Chimoio.

Aliás, a FMF reabriu o processo de licenciamento de clubes do Moçambola, sendo que o mesmo deve reiniciar hoje, 25 de Novembro, e encerrar a 11 de Dezembro próximo. Os clubes que vão participar nos campeonatos provinciais devem licenciar-se a partir de hoje até dia 31 de Janeiro próximo.

Enquanto ao nível dos clubes do Moçambola se abre uma janela para que o Desportivo, Incomáti e Textáfrica legalizem a sua situação, já que 11 das 14 equipas com direito de participar na prova já se licenciaram dentro do prazo anteriormente estabelecido, acontece o contrário relativamente aos clubes dos campeonatos provinciais, cujo processo está em curso e devia encerrar em finais de Dezembro próximo. Assim, os dos campeonatos provinciais têm mais tempo para se licenciarem.

Salientar que a assembleia-geral da FMF decidiu igualmente manter o prazo de inscrições de jogadores (FIFA Connect) em curso desde 1 de Novembro corrente e que se prolongará até 22 de Janeiro próximo.

Recordar que a primeira projecção do arranque do Moçambola era de 28 deste mês, mas depois passou para 5 de Dezembro,