Director: Lázaro Manhiça

O DISTRITO de Jangamo, província de Inhambane, estáa investir pouco mais de cinco milhões de meticais para o fomento da produção de macadâmia, em grande escala, numa área de 600 hectares no posto administrativo de Bambela no quadro da implementação de agricultura comercial. Nesta área serão igualmente praticadas as culturas de banana e líchia, não apenas para fins comerciais, como também para servir de protecção àmacadâmia contra os ventos que se fazemsentir com muita  intensidade nesta região. Leia mais

Comments

A INFLAÇÃO em Moçambique deverá ficar nos 2,9% e que o banco central deverá cortar as taxas de juro de referência em 1,5 pontos percentuais até final do ano, considerou ontem(18)a consultora NKC.

“Prevemos que a taxa de inflação média deverá aumentar ligeiramente este ano, de 2,8% para 2,9%, e vemos margem para o Banco de Moçambique baixar a taxa de juro em mais 150 pontos base até final do ano, dada a previsível fraqueza económica e o valor relativamente elevado da taxa”, escrevem os analistas num comentário à inflação no país.

No documento, lê-se que “a reduzida procura interna e os preços baixos do petróleo internacional vão ajudar a conter a inflação, mas os riscos são ascendentes”.

O metical desvalorizou-se 13% face ao dólar desde o princípio do ano, tendo a inflação ficado abaixo dos 3% nos últimos três meses, de acordo com os dados oficiais.

Comments

O CONSELHO de Ministros aprovou ontem a proposta de revisão da Lei do Orçamento do Estado (OE) 2020, como forma de corrigir desequilíbrios fiscais resultantes da conjuntura imposta pelo novo coronavírus. O documento será submetido à Assembleia da República.

Conforme o Executivo, a decisão também encontra fundamento na necessidade de não interromper um série de actividades prioritárias, definidas no quadro da política orçamental.

Sem entrar em detalhes, o porta-voz do Conselho de Ministros adiantou que na proposta do Orçamento do Estado para 2020 os sectores da Saúde, Educação e Defesa e Segurança poderão beneficiar de um maior bolo, tendo em conta o contexto em que o país enfrenta a pandemia da Covid-19 e, por outro lado, o combate a terroristas na província de Cabo Delgado.

No Orçamento do Estado revisto também merecerão maior atenção as áreas da Cultura e Turismo, que continuam a sofrer de forma profunda os efeitos do novo coronavírus.

Referindo-se especificamente ao sector da Saúde, a fonte justificou que o incremento do orçamento tem razão de ser, se se considerar que algumas unidades sanitárias começam a trabalhar acima das suas capacidades, dada a rápida propagação da Covid-19. A resposta à pandemia também impõe a aquisição de equipamento específico, a exemplo dos testes e reagentes.

Na mesma sessão o Governo ratificou a proposta de resolução que aprova o Plano Nacional de Desenvolvimento Territorial (PNDT), que visa assegurar uma efectiva coordenação e equilíbrio entre as políticas e estratégias de desenvolvimento territorial dos níveis nacional, provincial, distrital e local.

Comments

 

ASdemonstrações contabilísticas das empresas públicas nacionais evidenciam fragilidades nos indicadores desolidez financeira, concretamente nos rácios de liquidez, solvabilidade e autonomia. A constatação é do Ministério da Economia e Finanças, que reconhece o papeldas mesmasna dinamização da economia moçambicana, não obstante constituíremuma fonte de risco fiscal para as finanças públicas se a sua performance financeira resultar na acumulação de passivos contingentes. Leia mais

Comments

O GOVERNO deverá fazer um esforço fiscal necessário para suprir o défice de 29,3 mil milhões de meticais a fim de viabilizar o Orçamento do Estado (OE) em 2021, devido ao baixo crescimento económico previsto de 2,1 por cento. Em termos sectoriais, a hotelaria e restauração, comércio e serviços de reparação, educação e indústria transformadora são osque mais sentirão, de forma severa, os efeitos daCovid-19. Segundo dados do Ministério da Economia e Finanças (MEF), paraossectoresdehotelaria e restauração, comércio e serviços de reparação,projecta-se um crescimento nulo (zero por cento) em 2020, com uma ligeira recuperação esperada a partir do próximo ano. Leia mais

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction