Director: Júlio Manjate

Astransacções financeiras das instituições públicas e de empresas privadas que operam nos ramos florestal, tabaqueiro, algodoeiro no distrito de Ribáuè, no interior da província de Nampula, passarão a partir do mês em curso, a serem feitas localmente, e não na cidade capital provincial (que dista a 170 quilómetros), mercê da instalação de uma agência do Banco Comercial de Investimentos (BCI), na vila sede distrital.

Segundo o director das actividades económicas em Ribáuè, Ernesto Lopes, a instalação de uma agência bancária em Ribáuè (uma construção de raiz), constitui um alívio para o governo local, pois que a população daquela unidade territorial, estava de um tempo para cá a exigir, para além de melhores vias de acesso, a instalação de uma instituição de género destinada a captação das suas poupanças.

“Foi com enorme satisfação que tomamos conhecimento de que o BCI tinha aceite a solicitação do governo de se instalar em Ribáuè ”-disse Lopes.

Para além de beneficiar as populações, na captação das suas poupanças, o banco irá, igualmente, garantir a circulação segura do dinheiro das empresas do ramo florestal (caso da Green Resources que está envolvida no plantio industrial de eucaliptos para produção de madeira e papel), do tabaco (Sonil) e algodoeiro (Olam).

Aquelas empresas, pela sua especificidade, emprega muita mão-de-obra sazonal, cujos salários não podem ser domiciliados por um banco, o que fazia com que os valores referente àquelas despesas, fossem transportados em sacos de um ponto para outro com todos os riscos que tal acarretava.

Para além do distrito de Ribáuè, o banco irá, igualmente, beneficiar as regiões circunvizinhas de Mecubúri e Lalaua, tidas como potenciais produtoras de algodão e tabaco.

Lalaua, que dista a 80 quilómetros de Ribáuè e 250 da cidade capital, o problema de absentismo laboral, por parte dos funcionários públicos que auferem via banco, tinha atingido níveis alarmantes, pois que muitos “ abandonavam”, por longos dias, os postos de trabalho, para se deslocarem a cidade de Nampula, onde iam tratar de assuntos ligados a recepção dos seus salários, segundo chegaram a denunciar à governadora da província, Cidália Chaúque Oliveira, aquando da sua visita, alguns líderes comunitários.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction