Director: Lázaro Manhiça

A MOÇAMBIQUE Capitais, um dos accionistas do Moza Banco, acaba de anunciar a realização de uma assembleia geral extraordinária com o objectivo principal de apreciar a situação da sociedade e as perspectivas para o futuro.

A Moçambique Capitais é a principal accionista do Moza Banco, uma instituição financeira criada em 2008 e que foi intervencionada recentemente pelo Banco de Moçambique (BM).

Segundo o BM, o Moza Banco estava com os índices de solvabilidade abaixo de zero o que deixa a instituição numa situação bastante débil razão que levou a intervenção do Banco Central.

O BM anunciou, na ocasião,  a suspensão, com efeitos imediatos, os membros do conselho de administração e da comissão executiva do Moza Banco.

Entretanto, fonte do Banco Central explicou que as medidas tomadas visam salvaguardar a integridade da instituição e do sistema financeiro nacional no geral.

O novo Conselho de Administração tem como missão estabilizar o banco um processo que, no mínimo, poderá durar por seis meses, devendo posteriormente, o Moza Banco ser vendido na totalidade.

Refira-se que o BM justificou a medida com a situação financeira e prudencial do Moza Banco, SA que tem vindo a degradar-se de forma insustentável.

O Banco Central afirma ainda que a decisão surgiu da necessidade de reforçar as medidas extraordinárias de saneamento, previstas no artigo 83 da Lei nº 15/99, de 1 de Novembro, com as alterações introduzidas pela Lei nº 9/2004, de 21 de Julho – Lei das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, tendo em vista proteger os interesses dos depositantes e outros credores, bem assim salvaguardar as condições normais de funcionamento do sistema bancário, ao abrigo do disposto nos artigos 81 e 84 da referida lei.

O Banco de Moçambiquedesignouum conselho de administração provisório, presidido por João Figueiredo, com efeitos imediatos, cujo mandato durará até à normalização da situação.

Entretanto, o Banco de Moçambique tranquilizou ao mercado, aos clientes e ao público em geral realçando que o Moza Banco continuará a funcionar dentro da normalidade.

 

 

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction