A Turquia e a Tailândia são os únicos países estreantes, que até então manifestaram o seu interesse em participar na Feira Internacional de Maputo (FACIM) edição 2019.

Jaime Nicols, director da 55ª edição da FACIM, disse ontem, em Ricatla, distrito de Marracuene, no âmbito do lançamento oficial da maior feira internacional do país, que até ao momento cerca de 14 países já confirmaram a sua presença no evento.
“Temos muitos outros países, que estão a fazer o primeiro contacto e acredito que eles vão participar, porque ainda temos tempo. O trabalho de mobilização das empresas está em curso”, afirmou.
A edição 2019 da FACIM decorrerá de 26 de Agosto 01 de Setembro, em Ricatla.
Por seu turno, o Ministro da Indústria e Comércio (MIC), Ragendra de Sousa, disse que a edição 55 da FACIM é, particularmente, diferente, porque é a primeira que o país vai realizar, depois da assinatura do acordo financeiro, para a exploração do gás natural da bacia do Rovuma, norte de Moçambique.
“Temos que tratar a FACIM de forma um pouco particular. Na feira, é nosso interesse mostrarmos as potencialidades da economia no geral, mas estamos à espera que este ano, ao nível interno, haja uma inclinação forte para a indústria do gás”, disse.
O governante disse, igualmente, que como resultado disso muito em breve a economia nacional terá uma injecção de liquidez.
“Aquele acto que o Governo fez, há, sensivelmente, um mês mudou, completamente, o figurino económico do país. O projecto da Anadarko é um investimento, que feitos os cálculos, rapidamente, as empresas privadas vão investir em Moçambique 2,8 vezes o Produto Interno Bruto (PIB) ”, referiu.
O Ministro garantiu, sem avançar números, que na edição deste ano, a FACIM contará com um aumento de empresas a exporem os seus produtos e serviços.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction