Director: Júlio Manjate

O Governo reforçou o Fundo de Comercialização Agrícola (FCA) para 90 milhões de meticais, foi ontem anunciado, em comunicado.

O FCA foi lançado no primeiro trimestre deste ano, com 50 milhões de meticais, e acaba de receber uma injecção de mais de 40 milhões de meticais.

O aumento do fundo decorre da assinatura de um memorando entre o Instituto de Cereais de Moçambique (ICM) e a instituição financeira Gapi para disponibilizar uma linha de crédito especial para o comércio agrícola de pequena escala.

O primeiro montante, de 737 mil euros, financiou a compra de cerca de 13.500 toneladas de produtos diversos, de mais de 23.000 famílias, sendo que da referida quantidade, 62% corresponde à cultura de milho.

A parceria ICM-Gapi pretende também investir no agro-processamento e em programas de assistência técnica, com vista à capacitação de operadores nas zonas rurais e melhorar o seu acesso à tecnologias mais adequadas, bem como a serviços, explica o comunicado.

Passados seis meses após o lançamento da iniciativa, comerciantes rurais das províncias do Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Tete, Zambézia, Manica e Inhambane já beneficiam de financiamento para a comercialização de produtos diversos, dos quais se destacam milho, feijão, soja, gergelim e amendoim.

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction