Director: Júlio Manjate

A consultora Fitch Solutions melhorou, ontem, as previsões para Moçambique, antecipando que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2% este ano, 4,2% em 2020, actualizando os valores de Setembro, de 1,4 e 3,8%.

"Esperamos que o crescimento do consumo privado cresça, moderadamente, devido à inflacção, relativamente, baixa e aos efeitos do significativo estímulo monetário implementado desde 2017", escrevem os analistas numa nota sobre a economia de Moçambique.

A nota, com o título 'Crescimento Económico deve Recuperar nos Próximos Anos', enviada aos clientes e a que a Lusa teve acesso, argumenta que "o crescimento da formação de capital deve acelerar, gradualmente, no seguimento da reconstrução pós-ciclone e nos investimentos no sector do gás, ainda que o investimento público se mantenha limitado a curto prazo".

Na nota, os analistas desta consultora detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings escrevem ainda que "apesar de a dinâmica comercial de curto prazo continuar fraca, a previsão central é que o potencial do país, enquanto exportador de gás, melhora significativamente a sua perspectiva de evolução económica a longo prazo".

A inflacção de Moçambique deverá acelerar para uma média de 5,1% no próximo ano e 6,6, em 2021, mas ficará, ainda assim, "abaixo do limite superior definido pelo banco central e não deverá incentivar um aperto na política monetária", concluem os analistas.

 

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction