Director: Júlio Manjate

A ECONOMIAdo sector privado moçambicano observou uma ligeira melhoria nas condições de desempenho das empresas em Janeiro.

De acordo com o Standard Bank, no mesmo período, entretanto, o crescimento de novas encomendas diminuiu, levando a aumentos mais fracos na produção e no emprego, bem como a uma queda relativamente forte na compra de meios de produção.

Ainda segundo a fonte, os preços de venda caíram ainda mais, apesar de maiores pressões de custo.

Os dados vem contidos no inquérito Purchasing Managers’ Index™ (PMI™) do Standard Bank. Valores acima de 50,0 apontam para uma melhoria das condições para as empresas no mês anterior, enquanto os registos abaixo de 50,0 mostram uma deterioração.

“A leitura mais recente sinalizou uma melhoria marginal nas condições para as empresas, que foi a segunda mais lenta na actual sequência de nove meses de crescimento”, lê-se.

O inquérito revela também que a  influência das condições para as empresas causou um aumento mais fraco da produção de novas encomendas e do emprego no início do ano, com o último a mostrar a maior desaceleração em termos de crescimento.

Os outros dois componentes do índice principal, os prazos de entrega dos fornecedores e os stocks de aquisições, compensaram ligeiramente a tendência de queda do PMI.

Em particular, em Janeiro as novas encomendas das empresas moçambicanas subiram à taxa mais fraca dos últimos 20 meses.

As empresas comentaram que o crescimento mais fraco da procura moderou o volume geral de vendas.

“O total de novos negócios aumentou apenas marginalmente desde o fim de 2019.

Em resposta, as empresas aumentaram os níveis de produção a um ritmo lento, com a taxa de expansão a diminuir a partir de Dezembro para uma taxa mais fraca do que a tendência da série”, aponta o índice.

Como resultado, a procura de meios de produção enfraqueceu, levando à maior queda na actividade de aquisição desde Novembro de 2016.

“Consequentemente, os fornecedores conseguiram reduzir os prazos de entrega pelo oitavo mês consecutivo. O crescimento do emprego também diminuiu em Janeiro. Apesar de as empresas terem realizado novas contratações, a taxa de criação de empregos diminuiu para um ritmo modesto, o mais fraco desde Outubro”, explica a fonte.

No entanto, as empresas conseguiram reduzir as encomendas em atraso e a um ritmo mais acelerado.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction