Director: Lázaro Manhiça

OS complexos de silos construídos para a melhoria da conservação dos produtos agrícolas e dinamização da comercialização no país vão passar à gestão de operadores privados.

Informações avançadas semana passada em Pemba pelo ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, indicam que para a concretização desta medida está para breve o lançamento de concursos públicos através da Bolsa de Mercadorias de Moçambique (BMM), actual gestora das infra-estruturas.

Os complexos de silos foram construídos há cerca de sete anos em várias regiões norte do país, nomeadamente em Cabo Delgado, Niassa e Nampula, bem como na Zambézia, Sofala e Tete, no centro de Moçambique.

Carlos Mesquita fez este anúncio depois de ter visitado o complexo de silos de Nanjua, distrito de Ancuabe. Esta infra-estrutura nunca funcionou em pleno desde a sua construção, há cerca de sete anos, constituindo neste momento um autêntico “elefante branco”.

Carlos Mesquita disse que, antes de concessionar a privados, o Governo deverá fazer algum investimento. “No caso dos silos de Nanjua, por exemplo, o armazém funciona e já serviu por algum tempo, mas temos a báscula e o equipamento de tratamento de cereais que vão precisar de alguma reparação, e pensamos que serão necessários cerca de 2 a 3 milhões de meticais”.

Falando num encontro com empresários locais, Mesquita deixou claro que, ao tomar tal decisão, o Governo está a dar um sinal de que não concorda como os silos estão a ser geridos e disse que é uma oportunidade para o empresariado completar a cadeia de valor da actividade para a produção de alimentos e a comercialização agrícola.

A construção de silos esteve na origem da criação da Bolsa de Mercadorias de Moçambique. Para esta instituição foi alocado pessoal formado em diferentes países, nomeadamente Turquia, Etiópia e Brasil.

Para além disso, foi recrutado e treinado pessoal residente nas regiões onde se encontram implantados os silos, não só para a manutenção dos equipamentos como, inclusive, para trabalhar como técnicos de laboratórios.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction