Director: Lazaro Manhiça

O CENTRO de Integridade Pública (CIP) defendeu, esta semana, que a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) deve fasear a sua participação no projecto de gás da Área 1, para reduzir o endividamento do país.
"A participação da ENH neste projecto é importante e sinaliza o interesse do Estado em monetizar o recurso, mas a actual situação económica de Moçambique exige uma abordagem de governação económica diferente", referiu o CIP numa nota de análise sobre o tema.
Considerando que o projecto Mozambique LNG, liderado pela petrolífera francesa Total, terá duas fases de implementação, “nesta fase, a ENH podia, dada a sua capacidade financeira limitada e incerteza de mercado, "reduzir a participação de 15% para 5%".
Esta parcela poderia ser rentabilizada para "financiar a restante parte", defendeu a organização.
O CIP sugeriu que se reduza a participação, "encaixando dinheiro para custear a expansão da sua participação na segunda fase".
O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, anunciou na sexta-feira que a ENH pretende encontrar um financiamento mais barato do que aquele de que dispõe para pagar a sua participação no maior projecto de gás natural em construção no país.
"Há um acordo com os outros sócios da Área 1 (petrolíferas internacionais, lideradas pela Total) para que financiem a quota de 15% da ENH na fase de construção", disse o governante, acrescentando, porém, que, como empresa, a ENH tem o objectivo de maximizar o retorno do seu investimento e, nessa perspectiva, está a trabalhar com aconselhamento financeiro, na perspectiva de encontrar alternativas de financiamento que permitam custos mais baixos da operação. (AIM).

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction