Director: Lázaro Manhiça

MOÇAMBIQUE recebeu esta semana a primeira remessa da vacina contra o novo coronavírus, proveniente da farmacêutica chinesa Sinopharm, enquanto aguarda pelos 2.4 milhões de doses a serem disponibilizados, em Maio, através do mecanismo Covax.

Boa notícia para os moçambicanos, sobretudo para os profissionais de saúde, os primeiros a beneficiar do imunizante, por estarem na linha dianteira da luta contra a Covid-19.

A chegada da vacina ao país assinala, quanto a nós, a vitória da diplomacia silenciosa de Moçambique, que tem permitido o reforço de parcerias, bem como a conquista de amigos para ocasiões similares. Não é por acaso que, para além da China, a Índia, Alemanha, França, entre outros países, colocam Moçambique na lista das suas prioridades no fornecimento da vacina contra a pandemia da Covid-19.

Entendemos nós que a recepção das vacinas deve ser vista como prioridade nacional para aliviar o impacto sanitário e sócio-económico do país. Porém, chamamos atenção para que a luz que se abre nesse sentido não seja vista como da marcha final para a erradicação da doença. Até porque, para estaprimeira fase, as doses da vacina não chegam para todos. Elas destinam-se, em primeiro lugar, aos directamente expostos ao risco de contaminação, nomeadamente osprofissionais de saúde. Aliás, paraestes vai a nossa justa e merecida homenagem pelo facto de, ao longo de quase um ano desde que eclodiu a pandemia no nosso país, se destacarem, através do seu sacrifício, dedicação e conhecimento no combate à doença, assegurando a contínua oferta de cuidados de saúde à população.

Ora, não discutimos que a vacina seja útil e necessária para frear os níveis de contaminação pelo novo coronavírus. Discutimos, isso sim, que a vacinação deva ser acompanhada de medidas acessórias que nos conduzam ao alcance de um grau significativo de normalidade, nomeadamente a lavagem frequente das mãos, com sabão e/ou cinza, a observância do distanciamento físico e o uso da máscara facial, sobretudo em lugares públicos.

Moçambique tem a agradecer os países que se prontificam a fornecer a vacina para travar a propagação da SARS-Cov2 - o vírus que causa a Covid-19. São países que compreendem a necessidade de dar resposta global para uma pandemia igualmente global. Isto quer dizer que a vacina só pode atingir o objectivo pretendido se ela for disponibilizada a todo mundo e também se for adoptada uma abordagem coordenada da sua administração, com base em factores de risco. Aproveitamos, por isso, reiterar o apelo às Nações Unidas para que façam o uso do seu mandato e das suas instituições,  desenvolvendo mecanismos que garantam o acesso equitativo do imunizante. Este apelo fortifica a nossa convicção de que a interdependência nos mostra que, na ausência de uma cooperação internacional mais solidária, será praticamente impossível mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19 e até prevenir, futuramente, outras pandemias.

Somos acérrimos defensores de que no contexto da pandemia da Covid-19 se conduza a tal cooperação, visando assegurar a oferta de suprimentos essenciais de saúde, como meios de diagnóstico, medicamentos e assegurar também que os avanços até agora alcançados na descoberta da vacina não sejam outro factor de exclusão ou de discriminação entre países detentores de recursos e outros com menos recursos. Queremos encorajar o Governo a assumir o compromisso de continuar a promover esforços para assegurar que o país disponha de mais vacinas contra a Covid-19, com vista a abranger o maior número de pessoas possível.

Paralelamente a isso, exortamos os moçambicanos para continuarem a observar estritamente as medidas básicas de prevenção, como forma de evitar a propagação da pandemia global que se chama Covid-19.

Bem-haja, Governo moçambicano.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction