O EX-PRESIDENTE sul-africano, Thabo Mbeki, acusou o Reino Unido e os Estados Unidos de terem tentado afastar o antigo Chefe de Estado zimbabweano Robert Mugabe, assinalando que Londres admitiu o uso de força. Em declarações publicadas quarta-feira pela imprensa sul-africana, Mbeki, que dirigiu a África do Sul entre 1999 e 2008, refere que foi alvo de pressões externas para apoiar a queda de Mugabe, após as eleições presidenciais no Zimbabwe em 2002. Leia mais

Comments

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, manifestou, ontem, perspectivas positivas sobre o desenvolvimento dos países lusófonos, nomeadamente, a Guiné-Bissau, em vésperas da reunião da Assembleia Geral da ONU, a partir da próxima terça-feira.

Em conferência de imprensa na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, António Guterres afirmou que “os países de língua portuguesa têm um papel muito importante, no quadro das relações internacionais e são parceiros das Nações Unidas”.

O secretário-geral disse que a ONU está num clima de optimismo sobre a Guiné-Bissau, devido às eleições presidenciais de Novembro, que Timor-Leste é um “exemplo notável de triunfo da democracia, em circunstâncias particularmente difíceis” e que a solidariedade para com Moçambique continua forte.

“Estamos optimistas em relação à Guiné-Bissau. Pensamos que as eleições presidenciais terão lugar e que o país se encaminhará, progressivamente, para a estabilidade política”, comentou o líder da ONU, organização que mantém uma missão de apoio à estabilidade naquele país até final de 2020.

António Guterres declarou que a ONU acompanha “com todo o interesse” a situação em Timor-Leste: “sabemos que há alguma complexidade na vida política timorense e tudo faremos para apoiar os timorenses para resolverem as suas dificuldades”.

O antigo primeiro-ministro português destacou que a organização internacional olha para Timor-Leste como “um exemplo notável de triunfo da democracia, em circunstâncias particularmente difíceis”.

Guterres serviu-se da conferência de imprensa para exprimir, uma vez mais, a “profunda solidariedade para com Moçambique”, país que sofre com as consequências dos ciclones Idai e Kenneth, de Março e Abril últimos, e que continuam a exigir “um grande apoio da comunidade internacional”.

Por outro lado, a ONU tem esperança, segundo o secretário-geral, que os fogos florestais no Brasil e em todo o mundo sejam, “eficazmente, combatidos” e seguidos por uma política de reflorestação “de êxito”.

António Guterres disse a jornalistas da imprensa internacional que a semana de alto nível da Assembleia Geral, que se realiza de terça-feira até final do mês, em Nova Iorque, é uma oportunidade de mostrar a ONU, como um centro mundial de soluções e mudanças positivas na vida das pessoas.

O secretário-geral da ONU sublinhou que os 193 Estados membros da ONU devem estar presentes com “ambição e acção” para garantir a paz e segurança para as suas populações.

Comments

CENTENAS de pessoas estão detidas na África do Sul por suposta implicação na violência xenófoba este mês registada no país. Sem acusação ainda formada, muitos observadores admitem a possibilidade da sua inimputabilidade por se considerar difícil estabelecer a prova de que cometeram tais crimes. Leia mais

Comments

O ANTIGO Presidente brasileiro Michel Temer surpreendeu na segunda-feira os brasileiros ao se referir, pela primeira vez, ao processo de destituição da sua antecessora, Dilma Rousseff, como um "golpe", negando ter apoiado o processo. "Nunca apoiei o golpe e nem fiz nada para que isso acontecesse", disse Temer, que chegou ao poder em 2016, após o processo de destituição de Rousseff, numa entrevista à emissora TV Cultura. Leia mais

Comments

OSECRETÁRIO-GERAL do Partido Comunista da África do Sul (SACP), Blade Nzimande, diz que os líderes africanos devem "agir com correcção"na gestão dos seus países, o que pode reduzir os factores para a migração dos seus cidadãos. Nzimande falava segunda-feira a centenas de membros da União dos Trabalhadores da Indústria Têxtil e de Vestuário da África do Sul (SACTWU)reunidos desde segunda-feira em conferência nacional em Durban, província do KwaZulu-Natal. Leia mais

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction