Director: Lazaro Manhiça

RESIDENTES de Cullinan, Pretória, África do Sul, levantaram-se terça-feira contra cidadãos estrangeiros, depois de um logista de origem paquistanesa ter supostamente agredido uma criança, que viria mais tarde a falecer no hospital.

A agressão terá ocorrido a semana passada. Segundo fontes, a criança um menino de 10 anos terá roubado bombons na loja de um paquistanês que o agrediu depois com o taco de golfe. O menino viria a morrer esta semana no hospital.

A comunidade, revoltada, começou terça-feira a atacar as lojas de cidadãos de origem paquistanesa. A violência estender-se-ia de imediato contra outros estrangeiros, designadamente cidadãos somalis que têm bancas nas ruas.

“Vários negócios e bens pertencentes a estrangeiros foram queimados na noite de terça para quarta-feira”, disse a porta-voz da polícia Capitã Melissa van der Merwe.

Muitos estrangeiros optaram por sair da zona, sob escolta da polícia, depois que três veículos pertencentes a lojistas estrangeiros terem sido queimados pelos protestantes, que montaram barricadas nas ruas.

A polícia teve de disparar balas de borracha e usar bombas de efeito moral para dispersar manifestantes, que atiraram pedras contra a polícia e os lojistas.

Segundo as autoridades, pelo menos quatro manifestantes foram presos por violência pública.

Ainda ontem os residentes mantinham as barricadas nas ruas de Cullinan. Helicópteros da polícia monitorizavam a situação ainda tensa.

Shabiq Almed, um dos comerciantes cuja loja de material informático foi atacada e roubada, disse que quando as coisas voltarem ao normal, regressaria para “continuar a servir a comunidade” a que pertence há 12 anos.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction