Director: Lázaro Manhiça

O REPRESENTANTE da Organização da Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Moçambique, Paul Gomis, exige um maior cometimento dos parceiros na luta pelos direitos humanos para as pessoas com albinismo, sobretudo para as crianças e mulheres.

Gomis lançou o apelo nesse sentido durante as celebrações, sábado, do Dia Mundial de Consciencialização do Albinismo, que se assinalou sob o lema “Feitos Para Brilhar”.

Segundo a fonte, esta data é celebrada num momento em que a violência baseada no género contra crianças e mulheres com albinismo vem aumentando, sobretudo neste tempo em que o mundo se depara com a pandemia da Covid-19.

Gomis disse que a UNESCO tem vindo a apoiar na capacitação das organizações da sociedade Civil e profissionais da comunicação, em matérias de direito em pessoas com albinismo.

Explicou que esta agência das Nações Unidas vem realizando acções de sensibilização nas comunidades, aos comunicadores, líderes religiosos e médicos tradicionais, sobre o albinismo e as suas causas, para eliminar os mitos que levam à descriminação e violação dos direitos da pessoa com albinismo.

“Assim, foram capacitados mais de 350 participantes no Niassa, Zambézia, entre outros pontos do país. Foram formados jornalistas, médicos tradicionais e líderes comunitários”, disse a fonte.

No mesmo âmbito, em 2018, iniciou um projecto para a pessoa com albinismo em Moçambique, com o financiamento do Governo, a UNESCO e da Associação Aberta para a África Austral, que está a ser implementado em parceria com o Ministério da Justiça Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJACR), com a participação das organizações da sociedade civil para as pessoas com albinismo, com destaque a ALBIMOZ, entre outras.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction