PHC

Director: Lázaro Manhiça

hostgator domain coupon
Pub

Politica

O PRESIDENTE da República de Moçambique, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências à família de Edmundo Galiza Matos, jornalista reformado da Rádio Moçambique (RM), falecido no ...

Segunda, 14 Junho 2021
Leia +

Nacional

MOÇAMBIQUE continua a registar o aumento de infecções pelo novo coronavírus, com o anúncio hoje (14) de mais 30 casos positivos, diagnosticados nas últimas 24 horas, o que eleva o cumulativo para ...

Segunda, 14 Junho 2021
Leia +

Beira

O PRESIDENTE do Conselho Municipal da Cidade da Beira, Albano Carige, condenou domingo o assassinato de pessoas com problemas de pigmentação da pele para fins obscuros. Falando em ...

Segunda, 14 Junho 2021
Leia +

Maputo

A EMPRESA Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) atrasou o horário dos voos programados para a manhã de hoje (15), a partir do Aeroporto Internacional de Maputo, devido ao mau ...

Terça, 15 Junho 2021
Leia +

Economia

A PETROLÍFERA Total afirmou, há dias, ter reduzido a sua força de trabalho em Moçambique, na sequência da decisão de 'força maior' devido ...

Segunda, 14 Junho 2021
Leia +

Tecnologias

A GARANTIA de condições para o crescimento económico das comunidades na Zambézia é o que se espera do Programa PROMOVE Biodiversidade, a ser implementado nesta ...

Segunda, 14 Junho 2021
Leia +

“PARA manter a unidade nacional não devemos deixar que os boatos nos vençam”. Esta foi a mensagem de fundo deixada pelo Presidente Armando Guebuza à população do distrito da Matola quando se dirigia a ela durante a visita de trabalho que efectua desde ontem à província de Maputo.

Este discurso respondia aos recentes casos de agitação que haviam resultado de boatos que estavam a ser propalados anunciando a prática de assaltos a residências não só para roubar bens alheios como também atacando as vítimas através de um macabro método de recurso a ferro de engomar.

Segundo o Chefe do Estado, o nosso país alcançou duas importantes conquistas: a unidade nacional e a paz. Para manter estes dois feitos os moçambicanos devem se desapegar dos boatos, por constituírem males que podem dividir as pessoas deixando-as enfraquecidas e susceptíveis a todos os males.

“Os boatos são muito maus porque eles têm por objectivo dividir as pessoas. Os boateiros ampliam o que não é verdade, pegam na formiga e dizem que é um elefante e todos depois ficamos com o medo da formiga”, chamou à atenção.

Na ocasião o Presidente reconheceu, porém, que no país há criminalidade por combater. Mas que para tal “temos que estar unidos e não sermos guiados por coisas que nos fragilizam”.

De acordo com o estadista, para que o combate à criminalidade tenha efeitos desejados a população deve agir organizada e em colaboração com a Polícia, que melhor está orientada para o efeito.

“Mesmo o patrulhamento que fazemos temos que estar com a Polícia. O que se via é que as pessoas não dormiam em suas casas, amanheciam cansadas alegando que há pessoas que são engomadas a ferro. De facto houve dois ou quatro casos, mas a informação que circulava deixava a entender que todas as pessoas tinham sido engomadas”, referiu Guebuza.

Contudo, o PR apontou que actualmente se verifica maior organização das pessoas e que os boatos estão cada vez mais a perder a sua força. “A nossa preocupação é que defendamos as nossas conquistas e mantenhamos a sociedade impermiável e não permitirmos que os boateiros entrem em nossas casas”.

A criminalidade foi um dos principais problemas apresentados pela população ao Presidente, que pediu igualmente mais escolas, unidades sanitárias, vias de acesso e resulução de problemas de conflitos de terra.

Antes de dirigir o comício popular no bairro de Tsalala, no município da Matola, Guebuza visitou o projecto de construção de cinco mil casas do Intaka. Ainda ontem o estadista moçambicano manteve um encontro com o Governo e a direcção do partido local. Hoje Armando Guebuza visita o distrito da Namaacha.

Evelina Muchanga

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction