Director: Júlio Manjate

Pub

Politica

A Assembleia da República acaba de aprovar em definitivo a resolução atinente ao Programa Quinquenal do Governo para o período de 2020 a 2024. A ...

Sexta, 03 Abril 2020
Leia +

Nacional

O NÚMERO de infectados pela Covid-19 no país mantém-se em 10 pelo quarto dia consecutivo, segundo anunciou hoje, em Maputo, a directora nacional de Saúde Pública, ...

Domingo, 05 Abril 2020
Leia +

Desporto

OS trabalhadores do Maxaquene já vão no décimo sexto mês sem receberem os seus ordenados. Na nossa breve visita às instalações do ...

Sexta, 03 Abril 2020
Leia +

Maputo

AS obras de construção de bancas para albergar vendedores informais da baixa, iniciaram, recentemente, no Centro Transmissor de Laulane, situado no bairro com mesmo nome, na cidade de ...

Domingo, 05 Abril 2020
Leia +

Economia

Os pequenos importadores de produtos da primeira necessidade, que operam a partir da África do Sul para Moçambique, vão ter uma nova credencial para o exercício da ...

Quinta, 02 Abril 2020
Leia +

Tecnologias

Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, afirmam que a vacina contra a SARS-CoV-2, administrada através de um adesivo do tamanho da ponta de um ...

Sexta, 03 Abril 2020
Leia +

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, destacou ontem a necessidade de os países da Ásia e América Latina, com quem o país tem laços de cooperação, reforçarem e melhorarem a cooperação no domínio económico e de investimentos com o objectivo de elevar para outros patamares o desenvolvimento de Moçambique.

Nyusi fez este apelo ontem no decurso de audiências separadas aos diplomatas de países asiáticos e América Latina acreditados no país, “a quem pediu que submetam propostas concretas no âmbito do desenvolvimento da economia moçambicana, ao mesmo tempo que desenvolvem os seus”, segundo disse a imprensa à Conselheira do Presidente da República, Catarina Dimande.

Os dois grupos de países manifestaram a sua disponibilidade de apoiar Moçambique no seu esforço rumo ao desenvolvimento, combate a pobreza e criação de emprego, principalmente numa altura em o pais se debate com os efeitos nefastos das cheias que mataram mais de uma centena de pessoas e destruíram infraestruturas económicas e sociais de incalculável valor.

Segundo o Embaixador da Indonésia, Harbangan Napitupulu, falando em nome dos seus colegas asiáticos, a reunião com o PR foi uma oportunidade para o felicitarem por ocupar o mais alto cargo da nação e o encorajarem a levar a bom porto as suas prioridades de governação que passam pela manutenção da paz e combate a pobreza.

“Aproveitamos o encontro para expressar ao Senhor Presidente nossa mensagem de simpatia e condolências pelas vidas humanas que se perderam devido as cheias no centro e norte. Ao mesmo tempo manifestamos o nosso total apoio para a recuperação pois acreditamos que com a sua liderança e suas prioridades Moçambique vai seguramente trilhar o caminho do desenvolvimento”, disse Napitupulu.

O diplomata asiático enalteceu que com a liderança do Presidente Nyusi o país vai conseguir manter a segurança e paz, condições necessárias para o alcance do desenvolvimento harmonioso.

Por seu turno, a Embaixadora do Brasil, Lígia Scherer, em representação dos países da América Latina, alinhou pelo mesmo diapasão ao declarar ser “prioridade absoluta o estabelecimento da paz no país ” como premissa para que os vários investimentos, onde se verifica um grande envolvimento brasileiro, tragam o tão almejado desenvolvimento.

Os nossos países trem sempre apoiado por que tem plena confiança que o país alcançará a paz, sublinhou Scherer

Para a prossecução deste desiderato, a diplomata brasileira, indicou que o seu país vai rubricar nos próximos dias vários memorandos com a sua contra parte moçambicana no sentido de materializar vários programas de apoio ao desenvolvimento e investimentos em varias áreas, com principal enfoque para a área da agricultura, recursos humanos e recursos naturais.

Nas duas audiências estiveram representados pela Asia, para além da Indonésia, China, Japão, Coreia do Sul, Timor Leste, India e Vietname. Pela América Latina estiveram para além do Brasil, Cuba e Venezuela.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction