Director: Júlio Manjate

Pub

Politica

A Assembleia da República ratificou, há momentos, o decreto Presidencial que prorroga pela segunda vez o estado de emergência por calamidade de saúde pública, em ...

Sexta, 29 Maio 2020
Leia +

Nacional

Celebra-se hoje, 31 de Maio, o Dia Mundial sem Tabaco, um evento que destaca os perigos do tabagismo e da exposição ao fumo do tabaco e que promove a adopção de ...

Domingo, 31 Maio 2020
Leia +

Beira

ARRANCOU ontem o processo de  inscrição das 63.687  famílias vulneráveis residentes na cidade da Beira para beneficiar, por um período de seis meses, de ...

Quarta, 27 Maio 2020
Leia +

Maputo

O CORPO de uma funcionária do Hospital Central de Maputo (HCM), que em vida respondia pelo nome de Lúcia Mathe, de 35 anos de idade, foi hoje descoberto na localidade de Beluluane, distrito de Boane, ...

Domingo, 31 Maio 2020
Leia +

Economia

O MINISTRO da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, desafia os funcionários da Autoridade Tributária de Moçambique (AT) a envidarem esforços para reduzir a ...

Domingo, 31 Maio 2020
Leia +

Tecnologias

AREVISTA Científica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM)está a preparar uma edição especial sobre a Covid-19 para divulgar e partilhar resultados de pesquisas e relatos ...

Domingo, 31 Maio 2020
Leia +

A FRANÇA vai dedicar, pela primeira vez, um pavilhão para as suas empresas na Feira Internacional de Maputo (FACIM 2015), naquilo que é a demonstração clara da vontade deste país em reforçar as relações económicas com Moçambique. Ontem, o Presidente da República, Filipe Nyusi, convidou os empresários franceses a investirem mais em Moçambique.

Falando durante um encontro com a Confederação do Empresariado e Patronato Francês, (MEDEF), realizado na capital francesa, Filipe Nyusi disse que Moçambique possui várias potencialidades que podem interessar aos gauleses, desde a agricultura, desenvolvimento do capital humano, agro-indústria e infra-estruturas.

Considerando que para a França leva a maior delegação para o exterior desde que tomou posse em Janeiro último, o que demonstra a importância que Moçambique atribui ao investimento francês, Filipe Nyusi disse aos empresários franceses que já não há muito tempo para se pensar lentamente, pelo que deve se agir rapidamente.

O governante moçambicano considerou o encontro com os empresários como uma plataforma para a recolha de informações necessárias e úteis sobre Moçambique e suas potencialidades e oportunidades.

As relações entre Moçambique e França são consideradas excelentes a todos os níveis, tanto do ponto de vista político diplomático, como ao nível da cooperação para o desenvolvimento. Nos últimos dez anos, a França prestou apoio multiforme ao nosso país no valor de mais de 100 milhões de euros.

Estes montantes foram investidos nas áreas da Saúde, água e saneamento e outra parte ainda através do apoio directo ao Orçamento do Estado, o que para Filipe Nyusi comprova a relação de confiança existente entre os dois países.

Nas relações comerciais nota-se um crescimento dos fluxos, pelo que de cerca de 22 milhões de dólares americanos de exportações de Moçambique para a França, em 2010, o valor subiu para cerca de 68 milhões de dólares em 2013. Igualmente, de cerca de 23 milhões de dólares de importações de Moçambique em 2010, atingiu-se cerca de 80 milhões em 2013. O investimento privado francês atingiu no ano passado cerca de 62 milhões de dólares, o que coloca este país no décimo lugar do ranking do investimento directo em Moçambique.

Nyusi disse aos franceses que esta posição pode ser melhorada e equilibrada tendo em conta as potencialidades existentes em Moçambique e a vontade do empresariado deste país europeu em investir no nosso país.

Informações ao nosso dispor indicam que os franceses estão interessados em explorar o sector de petróleo e gás e ainda a agricultura. Actualmente, cerca de 40 companhias deste país já operam em Moçambique nos sectores de logística, construção de estradas, entre outros.

O embaixador da França, acreditado em Maputo, Serge Segura garante que na FACIM 2015 estarão cerca de 50 empresas francesas que pretendem aproveitar esta oportunidade para expor as suas capacidades e daí atrair parceiros para a sua entrada no mercado moçambicano.

Refira-se que o Presente Filipe Nyusi deixa hoje Paris de regresso a Maputo, depois de uma visita oficial de três dias a este país. Em França, o Presidente esteve acompanhado pela sua esposa, Isaura Nyusi, pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, da Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, da Indústria e Comércio, Ernesto Maxi Tonela, e do Mar, Águas Interiores e Pesca, Agostinho Mondlane. Esteve ainda uma delegação de empresários filiados na Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Titos Munguambe, em Paris

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction