Director: Júlio Manjate

hostgator domain coupon
Pub

Politica

A Assembleia da República ratificou, há momentos, o decreto Presidencial que prorroga pela segunda vez o estado de emergência por calamidade de saúde pública, em ...

Sexta, 29 Maio 2020
Leia +

Nacional

Celebra-se hoje, 31 de Maio, o Dia Mundial sem Tabaco, um evento que destaca os perigos do tabagismo e da exposição ao fumo do tabaco e que promove a adopção de ...

Domingo, 31 Maio 2020
Leia +

Beira

ARRANCOU ontem o processo de  inscrição das 63.687  famílias vulneráveis residentes na cidade da Beira para beneficiar, por um período de seis meses, de ...

Quarta, 27 Maio 2020
Leia +

Maputo

O CORPO de uma funcionária do Hospital Central de Maputo (HCM), que em vida respondia pelo nome de Lúcia Mathe, de 35 anos de idade, foi hoje descoberto na localidade de Beluluane, distrito de Boane, ...

Domingo, 31 Maio 2020
Leia +

Economia

O MINISTRO da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, desafia os funcionários da Autoridade Tributária de Moçambique (AT) a envidarem esforços para reduzir a ...

Domingo, 31 Maio 2020
Leia +

Tecnologias

AREVISTA Científica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM)está a preparar uma edição especial sobre a Covid-19 para divulgar e partilhar resultados de pesquisas e relatos ...

Domingo, 31 Maio 2020
Leia +

As petrolíferas vencedoras do quinto concurso público internacional para a prospecção e pesquisa de hidrocarbonetos, em Moçambique, poderão investir nos próximos quatro anos cerca de 700 milhões de dólares norte-americanos.

Ontem, o Instituto Nacional de Petróleos anunciou as empresas que vão liderar as operações que podem culminar com a abertura de dez furos, oito dos quais em águas profundas e aquisição de diversos pormenores técnicos.

O quinto concurso internacional de pesquisa de hidrocarbonetos foi lançado a 23 de Outubro de 2014 pelo Instituto Nacional de Petróleos (INP), órgão regulador do sector petrolífero em Moçambique, que colocou à disposição dos interessados um total de 11 áreas em mar nas bacias do Rovuma, Angoche, Moçambique (Delta do Zambeze), e quatro em terra na bacia de Moçambique (áreas de Pande-Temane e Palmeiras), cobrindo um total de 74.259 quilómetros quadrados em todas as áreas.

Durante este período foram recebidas vinte e três propostas, distribuídas em 11 das quinze áreas colocadas à disposição.

Fonte do INP considera que da avaliação efectuada às propostas foram apurados como vencedores os consórcios liderados pela Eni Mozambico S.p.A, para a região de Angoche, área A5-A. Na mesma zona, mas já na área A5-B, o vencedor foi a ExxonMobil E&P Mozambique Offshore Ltd.

Este gigante petrolífero também vai liderar as pesquisas na região do Zambeze, áreas A5-C e A5-D, enquanto a Sasol Petroleum Mozambique Exploration vai liderar as pesquisas na zona de Pande-Temane, áreas PT5-C, e a Delonex Energy Ltd deverá trabalhar na região de Palmeira, Área P5-A.

Fonte do INP considera que, apesar da situação económica desfavorável, caracterizada pela baixa de preços do petróleo, as propostas recebidas apresentam programas de trabalho que demonstram que Moçambique é um país atractivo e com potencial petrolífero significativo.

“Os programas de pesquisa propostos para os próximos quatro anos têm o potencial de permitir investimentos que ascendem a aproximadamente 700 milhões de dólares norte-americanos, prevendo-se a abertura de um mínimo de dez (10) furos, sendo oito (8) em águas profundas, aquisição de 3000 quilómetros de sísmica 2D, aquisição de 18.400 quilómetros quadrados de sísmica 3D, provindo parte desta de programas de aquisição sísmica Multi-Cliente, 10.000 quilómetros quadrados de dados FTG (Full Tensor Gravity), programas de aquisição de dados magnéticos de alta resolução e outros estudos geotécnicos”, considera o INP.

O quinto concurso para a pesquisa de hidrocarbonetos tinha como itens obrigatórios a menção pelos concorrentes dos requisitos de saúde, segurança e ambiente; detalhes de cada concorrente e a respectiva capacidade financeira; competência e experiência técnica de cada concorrente; programa de trabalho técnico mínimo e termos económicos a favor do Estado.

Titos Munguambe

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction