Director: Lázaro Manhiça

Pub

Politica

O GOVERNO vai esta semana à Assembleia da República (AR) para responder às perguntas colocadas pelas bancadas parlamentares sobre a situação política, ...

Terça, 20 Abril 2021
Leia +

Nacional

MAIS dois óbitos, vítimas da covid-19, foram declarados hoje (20) pelas autoridades da Saúde, o que eleva o cumulativo de mortos para 802 casos no país. Trata-se de ...

Terça, 20 Abril 2021
Leia +

Beira

A DEMORA na reflutuação de três navios de pesca que, no dia 23 de Janeiro último, afundaram no Porto de Pescas da Beira durante a passagem do ciclone tropical ...

Segunda, 19 Abril 2021
Leia +

Maputo

UMA cidadã nacional está sob custódia da Polícia, desde ontem, na província de Maputo, indiciada de tráfico  internacional de drogas. A mulher ...

Terça, 20 Abril 2021
Leia +

Economia

O NOVO Terminal aduaneiro de Ressano Garcia, na fronteira entre Moçambique e África do Sul, começa a operar a partir do próximo mês de Maio. O empreendimento, ...

Terça, 20 Abril 2021
Leia +

Tecnologias

O MINISTÉRIO da Saúde (MISAU) iniciou, na manhã de hoje (19), com a segunda fase do processo de vacinação contra a Covid-19, para 216.771 pessoas de grupos ...

Segunda, 19 Abril 2021
Leia +

A ZONA sul do país enfrenta a pior estiagem dos últimos 20 anos, facto que já está a condicionar a disponibilidade de água para os diferentes fins. Face à situação a Direcção Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos (DNGRH) apela à população e sociedade, em geral, para a observância de medidas de racionalização tendo em vista minimizar o impacto da falta de chuvas.

Com efeito, segundo a fonte, os rios desta região estão a registar escoamento baixo a nulo e a presente estiagem, associada ao fenómeno El-Nino/Oscilação Sul (ENSO), apresenta-se como a pior, atendendo ao episódio similar ocorrido na época chuvosa 1996/1997.

A situação mais crítica neste momento, segundo informações que nos foram facultadas pela DNGRH, é a do rio Limpopo e seus afluentes, que se apresentam na condição de leito seco.

Como resultado do mesmo fenómeno a albufeira de Massingir regista diminuição progressiva do nível de armazenamento, situando-se a seis por cento do volume útil de exploração devido à inoperacionalidade dos descarregadores de fundo.

A albufeira de Massingir, a maior da zona sul do país, apesar de não estar a receber contribuições significativas de países a montante, que também enfrentam a pior estiagem dos últimos anos, ainda dispõe de água na cota 115 metros.

Entretanto, devido à inoperacionalidade dos descarregadores de fundo estão a ser disponibilizados, a jusante, apenas 30 metros cúbicos por segundo, caudal insuficiente para as necessidades, considerando que o leito principal se apresenta completamente seco.

O Boletim Hidrológico da Direcção Nacional dos Recursos Hídricos aponta que o rio Limpopo apresenta-se com leito seco na região de Combomune e no Chókwe a leitura aponta o nível de 0,15 metro, sendo possível atravessar à pé duma margem para a outra.

Devido à mesma razão o nível de enchimento nas albufeiras dos Pequenos Libombos e Corumana regista uma ligeira redução, situando-se a 47 por cento e 29 por cento, respectivamente.

Pequenos Libombos disponibiliza 4,11 metros cúbicos por segundo de água para o abastecimento à zona metropolitana de Maputo e a falta de escoamentos a montante pode comprometer a disponibilidade do precioso líquido, visto que já está abaixo da metade da capacidade de retenção.

A expectativa que existe é de que a partir do período de Janeiro a Março haja alguma melhoria do cenário, atendendo às previsões meteorológicas apresentadas anteriormente pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Entretanto, para as regiões centro e norte apela-se igualmente à tomada de medidas de precaução ao atravessar os leitos dos rios, uma vez que estes registam algum escoamento.

Em consequência a albufeira de Nampula regista incremento do nível de enchimento, situando-se na ordem de 41 por cento e a de Nacala mantém-se em 89 por cento.

Na região centro o nível de enchimento nas albufeiras de Cahora Bassa (HCB) e Chicamba mantém-se em 62 por cento e 24 por cento, respectivamente. A HCB continua a efectuar descargas na ordem de 1900 metros cúbicos por segundo.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction