Director: Júlio Manjate

hostgator domain coupon

Politica

O Presidente da República, Filipe Nyusi, exigiu ao seu Governo rigor na identificação dos interesses públicos e privados, evitando, em todas as circunstâncias, o ...

Sexta, 24 Janeiro 2020
Leia +

Nacional

Foi restabelecido o fornecimento da corrente eléctrica aos cinco distritos da região norte da província de Cabo Delgado, nomeadamente Muidumbe, Mueda, Nangade, Mocímboa da ...

Sexta, 24 Janeiro 2020
Leia +

Desporto

As formações dos bairros da Mafalala e George Dimitrov disputam, esta tarde (15:30 horas), no campo municipal do bairro do Aeroporto, na cidade de Maputo, a final da 32ª ...

Sexta, 24 Janeiro 2020
Leia +
Pub
SN

Economia

O CRESCIMENTO económico de Moçambique deverá acelerar para 4,2% em 2020, depois de em 2019 se ter limitado a 1,0%, devido ao impacto causado pela passagem de dois ciclones, Idai ...

Sexta, 24 Janeiro 2020
Leia +

Tecnologias

Trinta técnicos moçambicanos vão ser capacitados a partir de segunda-feira em matéria de sistemas de aquecimento solar de água, num acto a ter lugar na Empresa ...

Sexta, 24 Janeiro 2020
Leia +

UMA desinformação, cuja origem as autoridades militares, policiais e municipais ainda estão a  investigar, tem vindo a agitar a cidade da Beira, capital provincial de Sofala, desde a passada terça-feira, tendo culminado na manhã de ontem com distúrbios que provocaram danos materiais em algumas viaturas, obstrução das vias públicas e na paralisação de algumas actividades económicas, sobretudo nos bairros de Maquinino, Manga, Macurungo, Vaz, Massamba, Goto, Praia Nova e Munhava.

Segundo apurámos da ronda que efectuámos por alguns bairros, um suposto recrutamento militar com características compulsivas estaria a ser alegadamente feito por militares usando viaturas civis e, noutros casos, segundo as mesmas informações, envolvendo civis também transportados em carros supostamente afectos a algumas instituições também militares.

Face à referida desinformação e consequentes acções de vandalismo, conforme observámos, muitos jovens insurrectos fizeram-se à via pública empunhando objectos contundentes e paus, incendiando pneus, virando contentores de lixo e ateando-os fogo o que só terminou depois da intervenção policial.

No bairro do Vaz, por exemplo, concretamente na antiga Estrada Nacional Numero Seis (N6), a obstrução da via também foi a opção usada pelos revoltosos que, tal como nos outros bairros, com recursos a pneus e paus, bloquearam a via na tentativa de importunar a circulação situação que, conforme aludimos, foi prontamente inviabilizada pela acção policial.

O mesmo cenário também se viveu nos bairros de Macurungo, Goto e na explosiva Munhava, onde residentes chegaram a ameaçar incendiar viaturas e impedir o trânsito.

Entretanto, a Polícia da República Moçambique (PRM), o Centro de Recrutamento Militar e o Conselho Municipal da Beira repudiaram a acção em conferências de imprensa separadas, tendo afirmado que já possuem equipas no terreno a averiguarem a situação, de modo a esclarecer-se a proveniência do boato e culpabilizar os seus mentores.

O delegado do Centro Provincial de Recrutamento, Carlos Michone, disse à comunicação social que o que está a acontecer é uma desinformação, cuja motivação se desconhece.

Recordou que na passada 2ª feira um grupo de 150 mancebos despediu-se do Governo e seus familiares para a sua incorporação no Exército, não se justificando, por isso, que haja algum recrutamento compulsivo, até porque muitos outros jovens inscritos ficaram sem poder ingressar nas FADM, mesmo na situação de voluntários.

Já o director da Ordem e Segurança Pública na PRM, Aquilasse Kapangula também repudiou situação acrescentando que já possuem equipas no terreno para apurar a origem do boato de forma que os seus autores sejam descobertos e responsabilizados.

O presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, afinou pelo mesmo diapasão, sublinhando que qualquer recrutamento obedece a procedimentos legais.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction