Director: Lázaro Manhiça

“Escrevo para narrar os meus primeiros dias na Mafalala. O bairro é agitado, não se dorme, aqui o dia tem 25 horas, sendo que 24 dedicadas a Deus e outras aos mistérios que a minha inteligência não consegue captar”.

Hum, comecei mal. Deixe-me reiniciar.

- Agente Flávio, peço uma nova caneta e uma folha A4, quero escrever um relatório sobre a situação de hoje.

- Hum agente? Vi o seu rascunho, da forma que escreveu!? Companheiro, existem regras. O relatório deve ter um cabeçalho bem feito, depois o resto é só colocar. É como as chamussas, a massa deve ser bem feita, o recheio é o recheio, até podes colocar batatinhas.

- Agente Flávio, mas esta caneta escreve bem?

- Companheiro, ela desliza, foi abençoada pelo meu pastor.

- Afinal rezas?

- Como não rezar, aqui vemos cada coisa. Viste a agitação de hoje: aquele curandeiro com sangue na cara, as pessoas a correrem de um lado para o outro, as crianças a tentarem pegar o tipo e as mamanas a fazerem sinais da cruz e outros gestos religiosos.

- Calma agente! Respira…

- Como respirar? Somos polícias, só temos chamboco e pistola. Não temos “farramentas” para combater espíritos, curandeiros.

- Não é “farramentas”, é ferramentas.

- Companheiro, deixa-me falar. Companheiro, tens de escrever este relatório. Depois temos de caçar aquele massopene e a dona da estraga viagem.

- Mas por que é que aquele bêbado pegou na pá e agrediu aquele curandeiro? Porquê a proprietária da casa que vende a bebida tradicional é envolvida no caso?

- Alfredo, leia as duas ocorrências, depois terás bases para escrever o relatório.

A primeira ocorrência

Na tarde da última quinta-feira, um homem de estatura baixa, aparentando ter 25 anos de idade, foi agredido violentamente por um objecto contundente na cabeça, quando voltava do mercado Xipamanine. A dona Marieta, proprietária do estabelecimento que vende bebidas tradicionais como thon-thon-to,uputsu, chimovana e chimatana, contou o que viu.

“Ximatana, aquele acabado, não está bem. Recebeu antes de ontem. Quando aquele menino recebe toma até dinheiro acabar ou ser roubado. Começou na terça-feira, tomou, tomou e tomou, caiu, dormiu, acordou e continuou a tomar, tomou e dormiu e voltou a acordar. Hoje já estava pancado. Para piorar, ficou ao sol. Pedi para ele sair e não saiu, quando bebe com dinheiro no bolso fica teimoso e acha que todos querem lhe roubar”, relatava a senhora.

Dona Marieta contou ainda que o homem agredido era curandeiro, formado aqui mesmo na Mafalala. “Ele estava apressado. Descalço, pisava o chão quente e levantava poeira. Vestia aquelas roupas de curandeiro, aquela capulaninha vermelha com a imagem do rei Mswati. Ximatana tinha sentado mal, estava quase no caminho e seu copo fechava a passagem no beco. O pé comprido do curandeiro bateu o copo, a bebida espalhou-se no chão”, descrevia a proprietária do “estraga viagem”.

Na sua narração, a dona disse que “Ximatana levantou, não ouvi o que eles falaram, mas pelos gestos parece que o curandeiro não tinha dinheiro. Enquanto o curandeiro procurava se explicar, Ximatana pegou numa pá que estava aqui no meu quintal e bateu o homem na cabeça”, relatou.

Os moradores acudiram e tiraram a pá da mão do homem que estava possuído e ameaçava continuar a agredir o jovem. “O rapaz sangrava muito. Procurámos carro, até passamos daqui do posto policial, mas Flavinho disse que chefe grande tinha saído com o carro. Depois de horas, Paulo apareceu, meteu o curandeiro na carrinha e fomos para o Hospital Santa Filomena. Mas antes, a dona Violeta colocou petróleo e outras coisas que nem sei na cabeça do moço para o sangue parar de sair. É tudo que vi”, relatou.

Até ao momento em que escrevemos a ocorrência, Ximatana continua Foragido e a vítima da agressão está a receber cuidados médicos no hospital.

Hélio Nguane

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction