Director: Júlio Manjate

Sigarowane: Alegria há muito não vivida  (Djenguenyenye Ndlovu)

 

 

PERTOdo meio-dia saltara da cama ainda mal refeito, física e mentalmente, dos dois dias anteriores. Não tinham sido nada fáceis. Por ele podia continuar a moer o colchão até muito tarde, mas sabia que esse era um privilégio a que não podia entregar-se. Tinha deveres e obrigações.

O telefone toca. É o vizinho a dizer-lhe da hora para o evento dessa tarde a pouco mais de quarenta quilómetros de distância. Arruma-se e passando pela cozinha,serve-se de três castanhas tiradas de plastic de cor azul. Foram compradas na vila da Macia. Recebe o vizinho e depois se despedem num único whisky. Alcança a vila, o bairro e as famílias, à entrada do quintal, trocam brindes. Essencialmente dinheiro ao que depois a visitante tem acesso ao quintal com todaa sua carga: emotivae de bens no acompanhar da sua filha para a felicidade. Minutos depois,uma oração. Um pedido de bênçãosao momento. E seguem-se depois vários capítulos,mas todos de denominador comum: alegria.

No ar,braços de mulheres de diferentes faixas etárias agitavam caniços e varas a que estavam presas notas de diferente valor facial, mais precisamente cinco. Abundavam as de vinte seguidas das de cinquenta meticais. As moedas,essas eram depositadas nas mãos dos casados de fresco. Armários, mesinhas, cestos e tudo mais em caixas se amontoavam, depois que passados das mãos dos graciosos do dia, por detrás até o espaço se tornar minúsculona igualmente minúscula tenda onde cabiam três mesas para além da que tinha por cima os banhos-maria ou coisas que com isso se parecem. Eram vários grupos e cada um com a sua dança,com o seu canto e depois a poesia, que passam anos já não a ouvia em eventos do género. Recordando-se das declamações que fizera em várias cerimónias de que participara e para o efeito indicado.

Cantavam e dançavam no movimento de entrega de presentes,expressão mais alta da sua alegria pelo acontecimento.

Era a celebração do amor a viver-se naquele  modesto bairro com características rurais, como muitos das cercanias das vilas deste Moçambique. Há alegria. Verdadeira e manifesta, de maneira diversa, sem fingimentos e tão-pouco com influência de nenhuma espécie como acontece por conta de cervejas e outras e outras drogas, de consumo não interdito, em eventos iguais. Não havia álcool. Fantae outros refrigerantes. E naturalmente água.

A poeira se levantando do terreno esponjoso do quintal e mãos jovens espalhando água, sobre a terra, para sufocá-la e evitando males futuros. Em crianças, que também participavam da alegria, e em adultos.

Haviam os corteses, como antigamente, com números de canto e de dança para conferir mais brilho á festa. Eram rapazes e raparigas vestidos á rigor e de rigor era também o seu dançar e seu cantar.

Não havia pratos e colheres que chegassem. Mas as pessoas estavam ali. A comida ainda enchia panelas. Que aliquando se convida um,convida-se a família incluindo o visitante acabado de chegar. Da vizinhança chegaram os pratos,as colheres, as cadeiras e mãos para servirem as centenas de pessoas no chão do quintal de areia branca. Comeram, dançaram e voltaram a comer e depois não sabe o aconteceu. A noite começava a roubar o dia. A luz. E quando já se agigantava, a energia, que havia sido cortada, foi restabelecida e de novo a luz e de novo a alegria, e forma de dança e de canto também. Outra vez.

Já as colunas davam a sua vibração. Vomitavam música a que muitos não se coibiram da dar o gostinho ao pé. Os que para isso têm jeito. Mas nesta altura a temperaturacaía de maneira violenta e muitos como ele não tinham cuidado dessa eventualidade, mas isso não bastou para perturbar a festa, nem sequer beliscá-la.

Era a alegria. Se da Virgínia, se de Armando.

Simplesmente alegria. 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction