Director: Júlio Manjate

Retalhos e Farrapos:  Terapia para os meus medos (Hélio Nguane)

 

 

SOL, areia quente, rua calma, os ecos das panelas a serem lavadas se expande, penetra nos ouvidos dos miúdos prontos para jogar a bola. O chão é o principal inimigo, é complicado manter-se em pé com tanto calor. A terra ferve, atrapalha os dribles, até os mauperos movem-se como construtores de jogo, tiram a camisola 11 e ambicionam a 7 ou a 10.

A bola de trapo está nas minhas patas descalças, conduzo o esférico, mostro as minhas habilidades. Aponto a balizinha, sinto que vou marcar o tão almejado golo, o jogo é de apostas, há dinheiro envolvido (20 meticais), não posso falhar, não devo falhar. Encho o pé e…

 

Momento de concentração

Na infância detestava lagartos e lagartixas, temia os répteis com todos os meus nervos. Mas para o meu azar, na minha casa existiam lagartos de todos os géneros e tamanhos. Hoje, adulto, conheço todos os seus nomes.

Temia colocar as minhas mãos nas árvores, pois numa manhã de Janeiro, os meus dedos tocaram por engano na pele de uma agama. Entrei em pânico quando percebi que a havia esmagado, sem querer, aquele lagarto de cauda longa e insectívoro. Dormia tarde, para evitar a experiência de sonhar (pesadelo) com uma gala-gala de cabeça verde.

Quando ligava a vela, encontrava algumas lagartixas da espécie Hermidactylus mabouia a caçarem as moscas atraídas pela luz. Semi transparentes, percebiam os meus batimentos cardíacos e mantinham-se a exercer as suas tarefas. Nas calmas.

Naquele dia, em particular, fugi para a casa de banho, procurei por uma pedra para espantar os animais, mas cruzei-me com um tropidurus. A lagartixa estava a hibernar. Apesar de estar silenciosa, temi a sua ira daquele réptil preto, escamoso.

Falando em lagartos e lagartixas, ontem, ao voltar do serviço cruzei-me, mais uma vez, com a hemidactylus mabouia. Ela andava tranquila, estava sem o rabo. Pequena, trepava as paredes da sala de aula. Olhei com atenção, por instante congelei e retornei a minha infância.

O golo

Enchi o pé, olhei para onde colocaria o esférico e, repentinamente, vi uma lagartixa a amputar o rabo. Hesitei, falhei a bola, meus pés descalços levantaram um punhado de areia, que entraram nos olhos de Macamito. A confusão se instalou, tudo por causa do meu medo.

Cheguei a casa chateado por não ter marcado o golo, tentei apanhar sono, mas ele não vinha, pois o cheiro de pneu pairava no ar, uma serpente foi queimada. Sim, a lagartixa tentou nos avisar.

E ontem?

O que será que a lagartixa me tentou dizer ontem?

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction