Director: Júlio Manjate

Limpopo: O desafio (mais um) de Emídio Xavier - César Langa- Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

QUIS o destino, em conluio com a natureza, que dois bairros da cidade de Xai-Xai tivessem a sua génese nas cheias. Refiro-me aos bairros 2000 e 2013, em razão das calamidades que assolaram a capital provincial de Gaza, nesses mesmos anos. Tratando-se de uma razão que tem a ver com a natureza, a intervenção humana vai a reboque, como a criação de infra-estruturas afins, como escolas, hospitais, vias de acesso, entre outras, à posterior.

Se se pode afirmar que o bairro 2000 está consolidado, o mesmojá não se pode dizer em relação ao bairro 2013, ainda que os sinais para tal estejam a evidenciar-se. Só para dar um exemplo deste franco desenvolvimento do bairro 2013, ainda este ano, no mês de Agosto, o Presidente da República inaugurou lá o Centro Provincial de Ensino à Distância, que emprega funcionários oriundos de diferentes bairros.

Nos dias que correm, este centro tem sido concorrido por outras instituições sediadas nesta urbe, para a realização de diferentes eventos. Aliás, só para lembrar, ainda na semana passada, a Direcção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano de Gaza teve lá o seu conselho coordenador, facto que mobilizou muitas individualidades para este bairro. Por estas e outras razões, constatei mais um desafio para o edil Emídio Xavier, neste seu primeiro quinquénio de governação, na cidade de Xai-Xai.

É visível e louvável o trabalho que o presidente do município e sua equipa têm estado a fazer, no âmbito do seu projecto denominado “Minha Cidade, Meu Jardim”. Agora, por exemplo, está em curso um trabalho de reabilitação do jardim da Praça da ONP, no cruzamento da praia de Xai-Xai, para além das obras de pavimentação de algumas ruas da cidade, num esforço abnegado de Emídio Xavier que, entre outras acções do seu manifesto eleitoral constam o combate à erosão, bem como a aposta na iluminação pública.

Mas, como dizia, Emídio Xavier tem mais um desafio, neste nóvel bairro 2013. O principal desafio, quanto a mim, passa pela criação de condições de transitabilidade confortável estrada principal, que parte da estrada da praia para o interior do bairro que, automaticamente condicionaria a entrada em acção do serviço (público ou privado) do transporte de pessoas e bens, para além de outros benefícios.

Actualmente, os munícipes residentes deste bairro, que não são poucos, estão sujeitos a longas caminhadas a partir das imediações da Universidade São Tomás de Moçambique (USTM), para as suas residências, ou para os locais de actividades quotidianas. Para além de ser um longo percurso, o areal em alguns troços desta via leva consigo algum desconforto, principalmente quando se trata de deslocação para os locais de trabalho, ou escolas.

Reconheço a escassez de recursos para se realizarem trabalhos ao nível dos desejos dos munícipes, mas também sei que a boa vontade e a generosidade da edilidade acabará provendo os moradores do bairro 2013 de condições mínimas. E a força de Emídio Xavier vai contar muito, porque sabe jogar limpo(po).

 

PS: Como “descalçar a bota” em relação à venda de mariscos no passeio da Rua 25 de Junho, com o mercado de peixe em funcionamento, mas com as bancas “às moscas”? 

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction