Director: Júlio Manjate

Limpopo: Ano novo nas bandas do Limpopo - César LangaEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A TODOS os leitores, amigos e seguidores do Limpopo as minhas calorosas saudações por ocasião doinício demais um ano de convívio neste espaço. Por esta e outras razões, estamos todos de parabéns e lisonjeado eu, por merecer espaço em corações de alguns milhões de leitores. Bem-aventurados os que conseguiram chegar ao “vinte/vinte”, como é carinhosamente tratado o ano 2020, acabado de começar.

Certamente que, para muitos, esta é a verdadeira semana de retorno à rotina normal, devido à inércia habitual, quando saide uma quadra festiva. Existem aqueles que, depois da quarta-feira, ainda fizeram a “ponte”, tendo recomeçado, somente ontem, com o seu convívio laboral, iniciando por um improvisado balanço de como cada um passou as festas.

Tirando o fatídico acidente, no distrito de Bilene, nas vésperas do Dia da Família, que resultou na morte de 19 pessoas, as autoridades competentes, ao nível da província de Gaza não apontaram mais ocorrências de sinistros semelhantes. Muito bem.

Em razão das suas paradisíacas praias e outras atracções turísticas no interior, Gaza é um dos destinos preferidos por muitos cidadãos moçambicanos e de outros quadrantes do planeta, havendo registo de muitos turistas europeus que escalaram o distrito de Chigubo, para passarem a virada em “convívio” com os avestruzes do Parque Nacional de Banhine, uma das maravilhas que este território atravessado pelo labiríntico Limpopo disponibiliza.

Para que a sinistralidade não tivesse espaço, valeu muito o trabalho da Polícia da República de Moçambique, que soube muito bem fazer um aturado trabalho de prevenção, emitindo mensagens sobre como os cidadãos se deveriam comportar, principalmente nas rodovias, regulando mais do que fiscalizar o trânsito, numa altura em que as emoções andam a rodos.

Só não entendi muito bem a inspiração da brigada composta por agentes da Polícia de Trânsito, juntamente com o INATTER que, no princípio da tarde do dia 1 de Janeiro, foi se instalar nas imediações da Praia de Xai-Xai, para fazer o controlo do consumo do álcool a todos os condutores que quisessem passar o resto do dia deliciando-se da frescura que se pode encontrar neste lugar inevitável para residentes e visitantes da capital provincial de Gaza.

Nenhum condutor podia chegar à praia sem ter passado pelo teste de álcool e longe de mim discutir este procedimento, pois é elementar que “se bebeu não conduzou se conduz não bebe”. Mas imagine-se esta acção por volta das 14.00horas, logo àentrada da procurada praia! O resultado disso foi uma fila enorme de carros que partia da zona da Elizabeth Glaiser (ou Theba, se preferirem), até à Universidade São Tomás. A faixa livre era das viaturas que partissem da praia para o cruzamento, resultando disso uma autêntica confusão, pois todos queriam chegar ao destino o mais rápido possível, principalmente os que não tinham consumido nenhuma bebida alcoólica, incluindo transportadores públicos e semicolectivos.

Valeu o facto de, aparentemente, as autoridades terem notado os transtornos provocados pela sua estratégia e, duas ou três horas depois, terem abandonado o local, para dar lugar à fluidez do trânsito. Repetindo, não discuto a legitimidade do controlo do consumo do álcool pelos condutores, mas naquele dia, naquele local e àquela hora, não me parece ter sido feliz.

Contemplando o triste espectáculo, a partir das redondezas da minha residência, cheguei mesmo a comentar com os meus botões: “isto não passa de uma ponte que liga nada a lugar nenhum”. Jogando limpo(po).

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction